Home | Manual de técnicas artesanais | Reciclagem: origens e a ligação com o artesanato

Reciclagem: origens e a ligação com o artesanato

A reciclagem faz parte da história da humanidade, assim como a produção de lixo. Os nômades já reaproveitavam ossos e peles de animais para confecção de utensílios e vestimenta.

Conforme a evolução humana aconteceu, a produção de resíduos aumentou, surgindo assim a necessidade de olhar para a reciclagem como alternativa para a diminuição de resíduos. Conheça a história do ato de reciclar e sua ligação com as técnicas artesanais!

reciclagem
Banco Vitória-régia, peça feita com restos de EVA e resíduos têxteis. Criação dos Irmãos Campana

Reciclagem, de onde surgiu?

A necessidade de reciclar objetos foi reforçada no período da Revolução Industrial, já que nesta época, a produção de resíduos aumentou abruptamente e o tipo de lixo produzido também tomou características diferentes: se antes este era praticamente orgânico, foi ganhando materiais diferentes (químico, industrial, elétrico etc).

Como tais materiais demoram muitos anos (por vezes centenas ou até milhares de anos!), surgiu a necessidade de dar um novo destino aos resíduos.

Afinal, o que a reciclagem tem a ver com o artesanato?

As atividades têm tudo a ver uma com a outra! Se o ato de reciclar é tornar algo que teoricamente não tem mais utilidade em matéria-prima para outra coisa, o artesão por sua vez, usar tal matéria para a produção dos mais diversos tipos de objetos, sejam eles metais, madeira, plástico, vidro, papel etc.

Diversas técnicas artesanais tem como base a reciclagem de materiais, dentre elas o patchwork (que dá um novo destino aos retalhos de tecido), o tear ou crochê (os quais utilizam resíduos têxteis em malha para produção) e a marcenaria, esta quando utiliza-se de peças de demolição ou reúso de caixotes, pallets etc.

A arte de reciclar

A reciclagem hoje é uma necessidade, tamanha produção de resíduos. A atividade tão comum ao nosso dia a dia ganha status em verdadeiras obras de arte, tal como as peças produzidas pelos Irmãos Campana – Humberto e Fernando Campana criaram poltronas feitas com cordas, restos de madeira e até garrafas PET!

Curtiu conhecer a ligação entre a reciclagem e o artesanato? Veja mais técnicas artesanais no nosso Manual. Aproveite para ver uma seleção de produtos artesanais feitos com peças de reciclagem.

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. Super legal esse texto, mas vale acrescentar que hoje existem muitos outros itens que são reutilizados em peças artesanais, como caixas de leite que são usadas para gaveteiros, vasos, e muitos outros itens. As caixas de sapato, caixas de papelão e as temidas garrafas pet. Encontramos diversas peças lindas feitas com esses materiais. Eu mesma amo trabalhar com caixas de leite, suco, e todos essas embalagens longa vida que enchem os mercados. No meu blog tenho alguns gaveteiros que já fiz, vasos, e até um kit de cozinha com puxa-saco, porta guardanapo, porta chá e porta talher, confere lá oficinaartesdaadilma.blogspot.com

    • Cris Oliveira

      Dá pra reaproveitar muuuita coisa mesmo que jogamos no lixo dia a dia, não é, Adilma? É só ter um olhar criativo e dar vida nova para embalagens, pets… Beijo!