Home | Manual de técnicas artesanais | Relevo americano: conheça a técnica

Relevo americano: conheça a técnica

Para quem trabalha com papelaria e está familiarizado com gráficas, é fácil compreender as várias técnicas usadas para dar textura e estilo ao papel. Porém, para quem não trabalha na área, é importante conhecer a nomenclatura e estilos para poder escolher. Na segmentação de relevos em papel, há dois tipos comuns: relevo seco e relevo americano.

Neste post, vamos explicar o que é o relevo americano! Veja abaixo!

relevo americano

Relevo americano: o que é

A principal diferença entre os dois relevos citados acima é a aplicação de tinta. O relevo seco, como já salienta o nome, é trabalhado sem a utilização de qualquer tipo de tinta e a técnica de produção é mais simples. A impressão é tridimensional feita com um molde de metal que pode ser alto relevo ou baixo relevo. Já o relevo americano, além da técnica para criar a forma, também leva tinta.

+ Sobre relevo seco: tem post também, confira!

+ Conheça outras técnicas manuais aqui.

Relevo americano: conheça a técnica

O que caracteriza o relevo então é aplicação do calor e depois a cobertura com uma cor escolhida. Na produção, o processo consiste em cobrir a área desejada com uma fina camada de tinta úmida com um pó termoplástico. Este pó, quando aquecido, torna-se um líquido homogêneo e, após resfriado, solidifica-se e o resultado é um acabamento em relevo sólido.

+ Veja convites de casamento com a técnica: feito à mão com criatividade.

+ Mais: papelaria completa para casamento – escolha e customize!

Para papelaria de casamento, por exemplo, essa técnica é muito utilizada para a criação de identidade visual e aplicação das iniciais. É possível  fazer pequenas tiragens utilizando o acabamento. Uma gráfica irá orientar qual o melhor custo/benefício para seu material. Existem papéis que são mais adequados e outros que não podem receber este acabamento.

Gostou de saber mais sobre a técnica? Busque ideias com o relevo para sua papelaria!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.