Home | Manual de técnicas artesanais | Relevo seco: conheça o tipo de impressão 3D

Relevo seco: conheça o tipo de impressão 3D

O relevo seco é um tipo de impressão tridimensional utilizado em gráficas para confecção de diversos tipos de materiais gráficos, como convites, folderes, cartões de visita. Conheça mais sobre a técnica!

relevo-seco-atelier-rosa-mia

+ Manual de Técnicas Artesanais, conheça

+ Saiba mais sobre Caligrafia

Relevo seco: conheça mais sobre a impressão tridimensional

O relevo seco é um tipo de impressão em 3D no qual não ocorre a utilização de tinta. Essa forma de impressão é feita com molde de metal (também conhecido como clichê), onde ocorre uma pressão contra o papel para que esse fique marcado. O resultado pode ser um material gráfico  em alto ou baixo relevo.

A opção em baixo relevo é feita com uma matriz e o alto relevo é feita com uma contra-matriz.

O verso do papel sempre ficará marcado com a aplicação do relevo. A técnica pode ser feita com maquinário específico ou à mão, com a utilização da chancela, uma espécie de carimbo para relevo.

+ Encontre convites e outros produtos criativos e feitos à mão com a utilização dessa técnica

A aplicação do relevo seco é feita em cartões, convites, menus de restaurantes, envelopes, cadernos, capas de livros, cartazes, catálogos e em outros materiais impressos. A utilização do relevo também é comum na impressão de monogramas, conferindo  elegância  ao material. A aplicação da arte está em alta principalmente na confecção de convites de casamento.

O relevo seco também é bastante utilizado na indústria, com a confecção de embalagens. Caixas de cereais e de sabão, dentre outros produtos, utilizam o relevo para destacar informações, como a marca do produto.

Mas a aplicação do relevo não se restringe somente à monogramas e letras. A técnica também pode deixar o papel com frisos, molduras e outros tipos de acabamentos e detalhes.

+ Monogramas em tudo: inspiração

+ Convites de casamento diferentes, veja ideias

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.