Home | Manual de técnicas artesanais | Renda Renascença, conheça a história

Renda Renascença, conheça a história

Certamente você já viu alguma peça feita em renda Renascença, mas conhece a origem da técnica artesanal? Hoje vamos explorar a origem desse tipo de bordado que traz a delicadeza em cada ponto!

renda renascença loja amy baby enxovaisq
Encontre vestidos infantis de renda aqui.

Renda Renascença, conheça mais essa técnica artesanal

Esse tipo de renda teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, chegando ao Brasil por freiras europeias. A arte delicada difundiu-se em nosso país e agora sua produção está concentrada principalmente na região Nordeste.

A renda Renascença é o tipo de artesanato que se perpetua, sendo passado de geração a geração pelas famílias rendeiras.

Para rendar, são necessários materiais como linha, agulha, lacê e uma espécie de almofada para suporte. O desenho da renda é feito em um papel vegetal, fixado à almofada. Assim, o lacê é preso ao papel e os diferentes pontos da renda Renascença são criados em traçados sinuosos, dando origem a diversas peças.

+ Conheça a história da renda

+ Veja uma seleção de produtos feitos com aplicação da Renascença

Vestido infantil renda renascença – Amabel – loja Rendália Renascença

O que pode ser feito com Renda Renascença?

De tudo um pouco pode ser feito com a aplicação dessa técnica que transpira sutileza! Roupas, mandrião para batizado, toalhas, guardanapos, colchas, fronhas, mantas…

Esse tipo de renda recebe seu devido valor principalmente pelo fato de ser feita exclusivamente à mão. A renda Renascença é tradicionalmente feita na cor branca, mas pode ganhar variações de cores e também aplicação de outras técnicas artesanais.

O maior polo produtor da renda em questão está na região de Cariri – Paraíba, local onde também se concentra associações de rendeiras e famílias que produzem para venda local e principalmente para exportação.

+ Veja uma lista de técnicas artesanais em nosso manual

+ Encontre materiais para fazer sua técnica artesanal preferida!

Curtiu conhecer a história e origem dessa técnica? Aproveite para ver também uma lista de roupinhas de bebê feitas com a utilização desse tipo de renda.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.