Home | Manual de técnicas artesanais | Restauração artesanal: conheça a técnica

Restauração artesanal: conheça a técnica

A restauração artesanal é uma forma de resgatar detalhes originais de peças e construções antigas e que sofreram ação do tempo ou foram danificadas pelo homem.

A restauração pode ser feita em objetos antigos, como móveis, carros, roupas, livros, manuscritos, fotos, esculturas ou imagens sacras, ou ainda em construções, como igrejas, prédios, casas, portas, janelas.

Explore mais detalhes da restauração com este post!

+ Móveis restaurados para sua casa

+ Conheça a história da 1 Up Móveis, loja de garimpo e restauros

Até tapetes podem ser restaurados!
Até tapetes podem ser restaurados!

Vamos conhecer mais sobre a restauração artesanal?

O restaurador, profissional que trabalha com a recuperação de bens, geralmente trabalha com artigos de valor afetivo e/ou cultural. Em muitos casos as peças restauradas possuem valor inestimável ou apenas sentimental para o proprietário.

A restauração exige do artesão restaurador um conhecimento da tecnologia utilizada na construção ou confecção do objeto, os materiais e técnicas utilizadas na época, bem como o estado de conservação e motivos da deterioração.

Restauração: a perfeição está nos detalhes

A restauração artesanal não costuma ser algo com baixo custo, já que o artesão que o faz busca atingir a perfeição, respeitando todas as características originais da peça a ser restaurada e sua história.

Dos objetos antigos, a madeira talhada é um dos itens de mais difícil recuperação, juntamente com o couro com relevos ou estampas.

Já para os tecidos, muitas vezes se faz necessário trocar o original por outro semelhante, já que é um material que dificilmente será encontrado idêntico ao original.

Restauro x reforma

O restauro é diferente da reforma. No restauro, como mencionamos acima, o objetivo é preservar as características dos bens. Já na reforma, dá para aproveitar a estrutura do objeto ou construção, mas modificações podem ser feitas, sem a preocupação da preservação das características originais.

+ Conheça o Manual de Técnicas Artesanais do Elo7

+ Objetos restaurados: no Elo7 tem também!

+ Peças reformadas, confira aqui

A restauração artesanal pode ser uma boa oportunidade de negócio, já que é uma área muito específica de atuação e não há muitos profissionais no mercado. Que tal?

Curtiu conhecer mais detalhes sobre a restauração artesanal? Tem alguma técnica que você gostaria de ver por aqui no Blog? Conte pra gente aqui nos comentários e nos ajude a enriquecer ainda mais nosso Manual de Técnicas Artesanais!

Imagens: Bakhshi, Restaurador Philippe

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.