Home | Manual de técnicas artesanais | Saboaria: a história e os sabonetes artesanais

Saboaria: a história e os sabonetes artesanais

A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 a.C. na Mongólia.

Outra linha sugere que o sabonete tenha surgido em 600 a.C., criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal e cinzas para higienizar o corpo. O termo “saboaria” significa fábrica de sabão. Vamos conhecer a história do sabonete?

saboaria glossário
Encontre sabonetes artesanais de lavanda nesta seleção.

Saboaria, o que é?

A saboaria é fruto de uma reação química entre uma gordura e um álcali. O resultado é uma solução com ação detergente, capaz de limpar as impurezas da pele. Na antiga Espanha, os sabonetes ganharam azeite de oliva em sua composição e seu uso era tão restrito, que praticamente só era conhecido pela nobreza europeia.

A popularização do sabonete veio no final do século XIX, quando Harley Procter, dono de uma fábrica de velas e seu primo, o químico James Gamble, criaram quase que por acaso o sabão branco, o qual tinha mais espuma, aroma suave e mais ar em sua composição.

A partir daí, a produção em escala industrial deixou o produto muito mais barato e acessível.

Saboaria artesanal

Apesar de ser uma criação tão antiga, muitos sabonetes continuam levando gordura animal em sua composição.

A saboaria artesanal é feita sem a utilização de maquinário industrial e geralmente utiliza óleos vegetais e glicerina (que é comumente retirada da fórmula de muitos sabonetes industriais, devido ao seu alto valor comercial). Assim como no processo industrial, os sabonetes artesanais são feitos com uma porção de óleo ou gordura (os ácidos graxos) e uma base de hidróxido de sódio ou potássio. Além é claro, das ervas, essências e aromas que dão propriedades únicas aos sabonetes artesanais.

Na saboaria artesanal, a glicerina é preservada. Esta é um derivado do processo natural de saponificação e tem poder hidratante.

saboaria glossario

Hoje um grande disseminador da saboaria artesanal é nosso parceiro Peter Paiva! O empreendedor possui linhas de produtos para fabricar sabonetes e também peças prontas para o consumidor final.

Curtiu conhecer mais sobre a história do sabonete? Aproveite para adquirir produtos para fazer sabonetes no Elo7 e veja as milhares de opções de sabonetes para lembrancinhas ou para uso diário!

Veja também outras técnicas no nosso Manual de Técnicas Artesanais!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.