Home | Manual de técnicas artesanais | Scrapbook: conheça a ténica e suas aplicações

Scrapbook: conheça a ténica e suas aplicações

O termo scrapbook significa em inglês “livro de recortes” ou aquele álbum para guardar recordações, fotos, lembretes e papéis (o que lembra os antigos diários de adolescência).

Porém, o scrapbook virou uma técnica artesanal de personalização de objetos diversos com peças recortadas em papéis especiais e apliques diversos.

scrapbook album banana crafts
Álbum em scrapbook Banana Crafts

Vamos conhecer mais sobre o scrapbook?

O scrapbook tornou-se algo conhecido quando em 1755, o escritor inglês James Granger publicou um livro com a história da Inglaterra e com muitas páginas em branco ao final, para que cada leitor registrasse suas impressões e guardasse suas memórias.

A prática de guardar recordações em livros e álbuns também era comum entre estudantes do início do século passado e perdura até os dias atuais (mesmo com o advento da internet!).

Scrapbook moderno

O Scrap, como conhecemos hoje é uma arte consolidada e creditada à Marielen W. Christensen. A norte-americana criou em 1981 a primeira loja de scrapbooking, chamada Keeping Memories Alive.  Ela desenhava páginas criativas para memórias fotográficas de sua família. Christensen é autora de livros sobre scrapbooking e mantém até hoje sua loja em funcionamento.

A indústria do scrapbook cresceu no decorrer dos anos e hoje é um mercado que movimenta milhões.

Materiais necessários para o scrapbooking

Para a forma tradicional, o principal material para scrapbooking é o álbum, preferencialmente em branco. Papéis específicos para scrap, cantoneiras para fotos, apliques, adesivos, enfeites, selos, ilhós e bailarinas também fazem parte da lista de materiais para scrapbook.

Há máquinas de corte, texturização e vincos que também são muito utilizadas para aplicação dessa técnica artesanal.

Encontre aqui uma lista completa de materiais para scrapbooking.

scrapbook
Letras para scrap festa da Scrapisa
Scrap festa

O conceito de scrap festa é a utilização dos materiais do scrapbooking tradicional para decoração de festas, deixando assim, elementos como convites, toppers para doces, caixinhas para lembrancinhas, bandeirolas e embalagens diversas com um toque personalizado, de acordo com o tema da festa.

A aplicação do scrap festa é comum em festas de crianças, adultos e até mesmo casamentos.

Encontre no Elo7 itens diversos para festa. Veja também dicas para papelaria de festa aqui.

Neste link ensinamos a fazer um convite para festa utilizando a técnica do scrapbook. Curtiu conhecer o scrap? Veja no Manual de Técnicas Artesanais outras artes.

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.