Serralheria é o trabalho com estrutura metálicas, tanto para criação artesanal como para grades, portas e portões. Vamos explorar os trabalhos em ferro e sua história?
O que é: processo em padrões reduzidos da metalurgia, pois nesse segmento trabalha-se com metais, na maioria das vezes de forma relativamente artesanal.
Serralheria: uso do ferro e história
A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer dos tempos que permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres. Estes passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor poderia amolecê-los.
Acredita-se que, por volta de 2.500 a.C., surgiram as primeiras ligas metálicas. Com a adição de estanho ao cobre, gerando o bronze, uma liga metálica que tinha propriedades superiores às do cobre.
O que é a liga metálica
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distinguindo-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade é facilmente deformável, enquanto que uma peça em ferro fundido apresenta-se muito frágil quando submetido à tração.
Serralheria: atividades
Uma serralheria produz esquadrias, portões, grades, entre outros produtos, utilizando-se do ferro e, mais recentemente, do alumínio como matéria prima básica. A maioria das serralherias trabalha por ordem de serviço, ou seja, por encomenda. No Elo7, temos prateleiras, penduradores, cabeceiras de cama, bancos e ornamentos decorativos.
Cabeceiras de cama criativas aqui
O ramo de serralheria é uma atividade com crescimento contínuo, principalmente com a estabilidade econômica nacional em que as construções têm aumentado substancialmente, da mesma forma que tem crescido também as reformas.
Veja exemplos deste trabalho artesanal. Já para se inspirar em usos e como ambientar, confira ideias em posts de decoração!