Home | Manual de técnicas artesanais | Tapeçaria: contando histórias em tapetes

Tapeçaria: contando histórias em tapetes

A tapeçaria é uma forma de arte têxtil, em que tapetes são feitos tradicionalmente em tear. Diferentemente da tecelagem, os fios da urdidura (fios da trama vertical) ficam escondidos, enquanto que na tecelagem esses ficam aparentes.

tapeçaria dama e o unicornio
Dama e o Unicórnio, uma das peças da tapeçaria francesa que integra um ciclo de tapetes, provavelmente confeccionados em 1490

Leva também o mesmo nome a arte de estofar e forrar com tecidos variados ou couro mobiliário doméstico, tais como cadeiras, poltronas, sofás ou ainda automóveis, barcos, motocicletas etc.

O profissional dessa área é denominado tapeceiro ou estofador.

Conheça mais sobre a arte da tapeçaria!

Esta arte teve sua ascensão na Europa no período da Idade Média. As peças em tapeçaria mais antigas tinham temática religiosa. Apesar de ter sua principal expressão na França, a arte já era feita por gregos e romanos na Antiguidade.

A arte de criar tapetes foi além dos temas religiosos e também ganhou espaço em castelos, onde era utilizada para decorar as paredes e também para deixar os ambientes mais aconchegantes. A técnica também é uma forma de contar história: os painéis tinham passagens bíblicas e trechos da história de conquistas de reinos e países, além de contos populares.

Tapeçarias artesanais

Apesar de ser uma arte antiga, a arte ganhou modificações no decorrer do tempo como a substituição do tear por talagarça, tela firme que aceita uma enorme variedade de pontos de bordado, como por exemplo o arraiolo e o gobelin.

Principais materiais utilizados para a técnica

Os materiais diferem-se de acordo com o tipo de tapeçaria a ser executada. A forma tradicional utiliza o tear de pente liço, batedor para tear, fios, agulhas. Já para a tapeçaria bordada à mão, temos como materiais agulhas, lãs e linhas e a talagarça, além de materiais para fazer acabamento avesso.

Gosta de descobrir novas técnicas artesanais? Veja aqui outras técnicas que dão vida a diferentes tipos de tapetes, como o ponto russo, o crochê e o tricô.

Para ver trabalhos em tapeçaria feitos à mão pela comunidade de criativos do Elo7, clique aqui.

E neste link há materiais para confeccionar peças utilizando a técnica.

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.