Home | Manual de técnicas artesanais | Tear: história da arte da tecelagem manual

Tear: história da arte da tecelagem manual

Você conhece a história do tear e como é a tecelagem manual? Essa é a proposta do post: explorar essa técnica milenar e sua atividade nos dias de hoje. Acompanhe a leitura!

Tear: arte da tecelagem manual

O ato de tecer a lã é uma prática milenar que data do início da civilização. Essa arte surgiu da necessidade do homem de transformar a lã e o algodão em agasalhos para proteger-se do frio. No tear, fibras de algodão, linho e lã, tingidas ou naturais, depois de fiadas, são transformadas em teares em peças. O tear permite a produção manual de mantas, tapetes, cachecóis.

No início, os instrumentos para tecer a malha de lã eram rudimentares. O homem começou entrelaçando os fios em si mesmo, nas árvores. Depois, o instrumento tear foi ficando mais estruturado e evoluiu para o que conhecemos hoje em dia.

tear manual

Tapetes tecidos manualmente, confira seleção neste link.

Você sabe como funciona um tear?

O tear pode ser de mesa ou uma espécie de moldura com pregos que pode ser apoiada em uma superfície. Há diferentes tamanhos e níveis de complexidade dessa estrutura de madeira. Porém, é dessa forma que ele funciona: cruzam-se fios verticais (urdidura ou teia), que estão presos entre os órgãos do tear com os fios horizontais (trama) que são transportados pela lançadeira (ou navete) que vai entrelaçando este fio com a teia.

tear

Pashminas feitas manualmente aqui.

O resultado é uma trama bem resistente que pode dar origem a painéis, tapetes, mantas ou ser moldada e costurada para se tornar peças de roupa.

Hoje em dia, a arte de tecer ganhou força novamente e é bastante valorizada, por seu valor artístico e também funcional. Existem, claro, teares elétricos que tecem em alta velocidade, mas nada substitui as tramas manuais e as possibilidades artísticas da mistura de fios, cores e texturas.

Nesta lista selecionamos uma porção de produtos com essa técnica! Confira!

Apresentamos no blog uma artista que trabalha a tecelagem com joias artesanais. Relembre sua história e arte! Mais um artigo que pode agradar quem curte o tema: passo a passo de tapete de crochê.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.