Home | Manual de técnicas artesanais | Tecelagem: a história por trás dos tecidos

Tecelagem: a história por trás dos tecidos

A tecelagem é o ato de tecer e entrelaçar fios diversos, resultando assim no tecido conhecido como plano ou de cala. Conheça a história dessa milenar técnica artesanal!

tecelagem o que é

Tecelagem – do período neolítico aos dias atuais

Há indícios de que o homem já utilizava os princípios básicos da tecelagem desde o período neolítico  e muito provavelmente inspirados por teias de aranhas e ninhos de pássaros. As primeiras aplicações da técnica foram em galhos para fazer cercados. A partir do entrelaçamento de galhos, o homem começou a utilizar outros materiais, até chegar nos tecidos rústicos.

Os egípcios utilizavam o linho como matéria-prima para tecer em 5000 a.C. Os chineses utilizavam a seda para a produção dos seus primeiros tecidos, isso em 3500 a.C. A produção dos tecidos era feita de forma manual até o século XVIII, com a utilização do tear.

A Revolução Industrial revolucionou também a forma de fabricação dos tecidos, tornando a produção mais rápida e também mais acessível.

Tipos de tecidos e suas aplicações

Se antigamente a produção têxtil era limitada e os tecidos possuíam acabamento rústico e pesado, hoje há uma infinidade de tecidos, muitos produzidos com fibras sintéticas e tantos outros com fios naturais.

E tecido vira praticamente tudo! Peças de vestuário, acessórios, utensílios domésticos, acabamentos para automóveis, coberturas… São infinitas possibilidades para utilização do fruto da tecelagem. Agora que você já conhece um pouco da história da tecelagem, que tal conhecer também as origens de outras técnicas artesanais?

Temos um manual recheado delas para navegar e descobrir detalhes das mais diferentes artes feitas à mão. Aproveite para ver também a categoria de “faça você mesmo” do blog, com muitos projetos passo a passo que utilizam técnicas artesanais mencionadas no manual.

Veja também uma lista de tecidos à venda no Elo7 e uma seleção de produtos feitos com essa matéria-prima.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.