Home | Manual de técnicas artesanais | Técnica aquarela: conheça

Técnica aquarela: conheça

A técnica aquarela é um processo de pintura em que pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Para colocá-la em prática, os suportes são variados, porém, é o papel telado e de alta gramatura o mais indicado para receber a tinta aquosa. Couro, seda, tecido, tela e madeira também são superfícies propícias e que rendem lindos projetos. Vamos nos inspirar e conhecer mais sobre esse estilo de pintura?

Aquarela: origem da técnica

técnica aquarela 3

Há indícios de que a técnica aquarela tenha surgido há mais de 2000 anos na China. O aparecimento da pintura com pigmentos e água está relacionado à invenção do papel e à criação de pincéis com cerdas de pelo de coelho.

Ao longo da Idade Média, há muitos registros com a técnica, na Itália, grandes mestres se utilizavam da aquarela em suas famosos trabalhos. Em Florença, por exemplo, há obras que resistiram ao tempo e apresentam os pigmentos aquarelados.

técnica aquarela 2

Inspirações para o emprego da técnica aquarela

Além do uso no papel, com desenhos a lápis, a estética da aquarela também inspira projetos em tecido, decorações em móveis, pinturas em seda e até mesmo artes em madeira. Hoje em dia, como vimos neste post, o mundo da beleza também exibe uma queda pela técnica e há estilos de maquiagem e pintura de cabelo com o mesmo visual.

técnica aquarela 1

Decorando com aquarela

Na decoração da casa, além de colorir as paredes com quadros e pôsteres com desenhos e obras com a pintura, o estilo de pinceladas e cores aquosas também pode ser empregado nas paredes, estampa de tecidos e objetos decorativos.

Para conhecer diversas formas criativas e feitas à mão de empregar a aquarela, navegue por esses produtos. Além de quadros originais, há estampas de vestidos, almofadas, e até mesmo itens de festa. Não há quem não se inspire com a ideia de mistura água, cores pastel e imagens suaves!

Imagem: quadro da artista Priscila Montania e demais Pinterest

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.