Home | Manual de técnicas artesanais | Técnica capitonê: entenda o que é

Técnica capitonê: entenda o que é

A técnica capitonê consiste em um estilo de acabamento para tapeçaria muito utilizado na época vitoriana. O efeito é usado em couro ou estofamento de móveis/almofadas em tecido e tem botões ou pontos aplicados que formam uma padronagem geométrica. Quer saber mais? Continue lendo o post!

Técnica capitonê: aplicações

Capitonê é primariamente uma técnica aplicada ao tecido, em almofadas quadradas e redondas, em cabeceiras estofadas de cama, sofás de couro ou tecido. Porém, hoje em dia, até mesmo doces e bolos de pasta americana recebem o estilo capitonê. Já viu? O efeito segue o mesmo do tradicional, a camada de açúcar ganha padronagem geométrica e o bolo fica clássico e sofisticado.

 técnica capitone 1

Além do capitonê que cria um efeito visual de furos na superfície, há também o capitonê que formam dobraduras no tecido, feitas no cetim ou fitas. Essa padronagem cria flores e textura na base de almofadas ou mantas.

técnica capitone 4

Almofada marca Elis Perez

Capitonê ou matelassê

Em alguns materiais de tutoriais e descrição de técnica, o efeito é chamado de matelassê quando é aplicado aos doces e também acessórios, como bolsas clássicas de couro, com padrões de losangos. De outro modo, o matelassê é mais relacionado a patchwork, e às aplicações de tecido e mistura deles.

técnica capitone 2

O famoso sofá chesterfield

Entre aplicações de capitonê, há uma icônica:  o sofá chesterfield, um sofá de couro clássico com braços, e encosto com botões do mesmo material e a padronagem apresentada. Relatos históricos dizem que o nome vem de uma homenagem ao Conde de Chesterfield que encomendou a um marceneiro, no século XVIII, uma peça que fosse confortável para cavalheiros se sentarem de forma elegante. Fica a curiosidade para quem curte a estética!

técnica capitone 3

No Elo7, há uma porção de produtos criativos feitos à mão que utilizam a técnica. Vale percorrer entre as lojas e flagrar diferentes aplicações!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.