Home | Manual de técnicas artesanais | Tie dye: o que é e como fazer o tingimento

Tie dye: o que é e como fazer o tingimento

Nesse capítulo do nosso manual de técnicas artesanais, o método artístico escolhido é o tie dye. Esse tipo de tingimento leva um termo em inglês como nome que significa: amarrar e tingir. E é justamente essa a técnica. Vamos ver ideias e aplicações?

Tie dye: técnica livre de tingimento

O processo do tie dye tem como objetivo a criação de formas livres das cores escolhidas e degradês nas peças. O resultado do efeito não é preciso: a cada tingimento, é uma surpresa a combinação de formas e tons resultantes. E essa é a parte mais legal da técnica!

Para a execução, são possíveis diferentes tipos de amarrações. Cada uma delas vai criar um desenho diferente. Dá para criar listras amarrando barbante na vertical/horizontal, círculos de diversos tamanhos puxando o tecido e amarrando ao redor e por aí vai.

efeito tie dye

Com tinturas de tecido, basta colocar o pigmento na quantidade de água determinada pelo produto e mergulhar a peça de tecido escolhida. Pode mergulhar a peça toda, só uma ponta, metade, e também definir o tempo de acordo com o tom desejado. Cada variação vai resultar em um tom e desenho. Fica a dica para inovar! O tingimento é prático para dar cara nova a peças que já têm no armário e estão pedindo outro visual.

+ Neste post, mostramos com tingir um sling com a técnica!

+ Conheça a moda gipsy ou cigana neste post!

Moda tie dye: boho ou hippie chic

tie dye

O estilo degradê é característico de roupas boho, ou seja, aquelas de visual leve, praiano e também típico dos anos 60. Cangas, saias longas, lenços, batas, coletes e bolsas com essa pintura combinam com acessórios dessa moda e peças de couro e pedrarias. Na imagem acima, ficam evidentes essas características marcantes dessa tendência atemporal!

+ No Elo7, não faltam exemplos desta técnica: veja aqui!

+ Quer ver mais produtos criativos da moda boho?

Imagens externas: Pinterest

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.