Home | Manual de técnicas artesanais | Toy art: brinquedos também pra adultos

Toy art: brinquedos também pra adultos

Entre as categorias de objetos criativos e decorativos, há uma linha que agrada tanto crianças como adultos, e aí entra o toy artEssa modalidade de criação envolve uma série de técnicas artesanais para a elaboração dos bonecos, mas há características que o tornam marcantes: são divertidos, caricatos e representam personagens.

Toy art: o que é

O que caracteriza um toy art é a definição: brinquedo que não é para brincar. Dessa definição, já podemos ter em mente: são criações que representam caricaturas, personagens, animais ou outros com visual divertido e lúdico, porém, decorativo. Esse brinquedo-arte, em uma tradução literal, é um objeto para decorar. Pode ser a estante da sala, a mesa do escritório, o quarto. Entretanto, não é feito de materiais resistentes para brincadeiras.

toy art 1

Outra função clara da peça é ser um item de coleção. Os bonecos normalmente são parte de uma série, e costumam atrair quem gosta de unir diversos personagens de um tema, filme, ou hobby.

Brinquedo assinado por artistas

Por serem objetos de arte, os chamados toy art, muitas vezes são verdadeiras obras de arte assinadas. Entre os criativos do Elo7, por exemplo, encontramos personagens criados de crochê, bonecos feitos de tecido e aviamentos, criações de biscuit ou outras massas de modelar e até mesmo feltro.

+ Veja diferentes modelos de bonecos feitos à mão.

toy art

Entre as temáticas, há monstros, personagens de desenhos animados, caricaturas de artistas ou figuras famosas e também, a possibilidade da personalização. Ou seja: toy art com a sua cara! Nós já apresentamos algumas lojas que fazem esse trabalho. Quer relembrar uma marca? Veja abaixo!

+ Ela desenvolve personagens com a sua cara: relembre a matéria!

E além da técnica artesanal e estilo criativo, o tamanho também pode variar! Outra lojista que sempre nos surpreende com seus personagens, é a Cris Corrêa da Maenga Toys. Suas criaturas que ilustram esse post são muito criativas, e algumas, enormes! Só vendo para entender sua originalidade!

O que achou do tema toy art? Você tem algum exemplar em sua casa?

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.