Home | Manual de técnicas artesanais | Tressê vai da decoração à moda: conheça!

Tressê vai da decoração à moda: conheça!

Você provavelmente já viu o uso do tressê em diferentes peças com aspecto manual, não é mesmo? Vamos saber mais sobre essa técnica e como ela é usada?

Tressê: da decoração à moda

Vamos começar desvendando a técnica e depois checar aplicações?

O termo tressê quer dizer trançado. A técnica consiste em criar um desenho com tramas em relevo na forma de tiras quadriculadas. Esse trabalho artesanal é comumente realizado com couro ou palha, assim como outras fibras manuais, como capim dourado. Mas também vemos com tecido e fita de cetim na decoração.

tresse tecnica

Onde o tressê é empregado: exemplos

A técnica tressê dá um efeito artesanal e rústico ao objeto. Na moda, vemos o acabamento em sandálias, bolsas, roupas, sapatos, cintos, enfeites para o cabelo. O seu estilo é atemporal. Porém, é comum vermos as peças com tressê virem à tona no verão, com acessórios rústicos e com estilo hippie chic. Em festas, tiaras e faixas são também usadas por noivas e madrinhas.

+ Confira uma lista de acessórios aqui no Elo7!

Além dos artigos do guarda-roupa, o tressê também está presente na decoração. Você já deve ter se lembrado de algumas peças do mobiliário e adornos da casa, certo? Encontramos tressê em estofados de cadeira, em revestimentos de couro, capas de almofada, em sofás e mantas. O acabamento com tramas sobrepostas garante uma decoração com toque artesanal e ao mesmo tempo sofisticado.

+ Veja como fica o trançado em capas de almofada!

tresse na decoração

É do Brasil, com orgulho

Vira e mexe algumas técnicas bem brasileiras e artesanais voltam à tona nas vitrines e passarelas! É o caso da técnica abordada hoje, além do crochê, cestaria… Sempre destacamos esse retorno no blog com muito orgulho do posicionamento atual do artesanato tipicamente brasileiro.

Aqui mostramos o uso do crochê, trançado e cerâmica na moda!

Quer rever outras técnicas artesanais e entender melhor sua origem e emprego hoje em dia? Busque em nosso manual de A a Z!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.