Home | Manual de técnicas artesanais | Tricô: conheça a técnica de entrelaçar fios

Tricô: conheça a técnica de entrelaçar fios

O tricô é uma técnica de entrelaçamento de fios (lã ou outros fios naturais ou sintéticos) que segue uma sequência organizada (pontos), originando assim uma estrutura de fios tecidos que possui elasticidade, O resultado é denominado malha ou somente tricô. O entrelaçamento é feito com duas agulhas. Conheça mais sobre a técnica de tricotar!

tricô história

Touca da loja Arte Alecrim

Tricô – origens

A técnica possivelmente surgiu no Egito Antigo, assim como tantas outras técnicas artesanais. As agulhas utilizadas eram feitas de ossos e madeira. A concretização dessa técnica artesanal se deu quando os belgas levaram-na para a Inglaterra, onde as mulheres criaram vestimentas como cachecóis e meias tricotadas. O material utilizado para tricotar era de lã natural, feita pelas próprias tricoteiras.

tricô ou tricot

Casaquinho para bebê da Violeta Patchwork

Tipos de pontos de tricô

Há diversos tipos de pontos para o tricô, estes originam resultados diferentes do lado direito da malha e do seu lado avesso. As carreiras (pontos reunidos numa só agulha) podem ser feitas com pontos em meia (o mais comum deles), ponto de arroz, ponto de liga, ponto tricô, torcido, ponto barra, furadinho, rendado, inglês, mate simples, mate duplo entre tantos outros.

Os trabalhos tricotados originam vestimentas e acessórios. Tais como cachecóis, bolsas, luvas, meias, casacos, mantas, tapetes etc.

Há também tipos variados de agulhas para tricotar, e estas determinam o tipo do trabalho e sua velocidade de execução. Quanto maior a agulha, mais rápido “rende” o trabalho.

trico almofada

Almofada Lalá e Banzé

Há maquinário específico para fazer tricô, o qual dá um resultado bem semelhante ao tricotar à mão. Com a diferença que rende com rapidez. A indústria utiliza máquinas de tricotar para a produção da maioria de suas peças feitas em tricô.

Para quem está iniciando na técnica, há no Elo7 materiais para tricotar (clique aqui para conferir) e também utensílios para guardar agulhas e lãs! Para os apreciadores da técnica, há inúmeros produtos feitos pela nossa comunidade criativa que utiliza como base este tipo de entrelaçamento de fios, confira!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.