Home | Manual de técnicas artesanais | Vagonite: conheça a técnica de bordado

Vagonite: conheça a técnica de bordado

A pauta artesanal do dia faz sucesso com quem começou a bordar agora e também com quem já borda há um tempo: vagonite. Você já praticou esse estilo de bordado? Seus gráficos são atemporais e combinam com diferentes tipos de decoração, basta escolher as cores e formatos. Vamos explorar mais neste post e ver aplicações desta técnica artesanal.

Vagonite: o que é

O bordado utilizando o ponto vagonite é um dos mais fáceis de se aprender. Os desenhos são majoritariamente geométricos, simétricos e são aplicadas linhas de cores diferentes. Uma das características típicas do estilo é ter seu avesso limpo, sem pontos aparentes, é liso e nada aparece.

vagonite

Baú pintado com aplicação de bordado da loja Handicraft

Falando em superfícies, esse bordado pode ser produzido no pano vagonite ou no pano para ponto cruz. Quem está começando a bordar agora, deve saber que para começar os desenhos é preciso marcar primeiro o centro do tecido.  Dobre o pano escolhido ao meio, depois em quatro, marque as dobras alinhavando-as. O ponto que as linhas alinhavadas se cruzam corresponde ao centro do tecido. Agora, para iniciar, comece o desenho que vai reproduzir pelos cantos.

Fique sempre de olho no verso de sua criação, o bordado não ultrapassa para o outro lado, a linha fica entre as tramas e deixa o trabalho lindo até do avesso.

Vagonite: aplicações

Como outros bordados, o vagonite também tem diversas aplicações e utilidades possíveis. É comum ter o bordado em barras de toalha, panos de prato, toalhas de mesa, caminhos de mesa, roupas de cama e detalhes em criações para casa. Os desenhos geométricos em vagonite pode ter cores mescladas, degradês, formar gráficos complexos, ou xadrezes que também são típicos da técnica.

vagonite toalha

Toalha da lojista Jéssica Oliveira com barrado na linha vermelha.

Para conhecer mais produtos realizados com a técnica, passeie pelos lojistas do Elo7 nesta lista.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.