Home | Manual de técnicas artesanais | Velas e a utilização da parafina

Velas e a utilização da parafina

As velas são uma fonte de luz muito antiga, e são basicamente feitas por pavio e um combustível, costumeiramente a parafina. Óleos vegetais também podem ser fonte de combustível para a geração do fogo. Muito antes da vela ter essa configuração, era feita com gordura e pelos de animais, servindo assim de combustível e pavio, respectivamente.

velas históriaVela em copinhos suspensos da Velacor

Antes do advento da eletricidade, as velas eram a principal fonte de iluminação das famílias. Depois, começaram a ganhar novas utilidades, inclusive a decorativa, que vamos explorar mais um pouco abaixo!

Velas decorativas e aromáticas

A parafina sintética surgiu depois da Segunda Guerra Mundial e sua qualidade superior tornou-a o principal ingrediente para confecção de vela, antes feita com compostos orgânicos. As velas são usadas hoje como artigos de decoração ou em ocasiões comemorativas ou religiosas.

Vela Pétala em Concreto Granilite – loja Concreto Abstrato

Vela artesanal

Hoje há uma enorme variedade de tipos de vela, feitas com materiais que dão cor, aroma e altera até mesmo seu formato original (bastão). A vela produzida artesanalmente tem em sua maioria finalidade estética, principalmente para decoração, mas também pode ser usada para dar aroma aos ambientes. A vela aromática pode ser feita com materiais como óleos e extratos essenciais, sementes ou até mesmo flores e folhas.

velas e parafina frutasFrutas em parafina Silviarte Perfumes e Cores

Parafina para modelar

Além de produzir velas, a parafina também pode ser utilizada para modelar os mais diversos tipos de objetos. A produção é feita em etapas: confecção de moldes em gesso ou silicone, moldagem (processo em que a parafina derretida é colocada nos moldes), acabamento (para retirar rebarbas) e pintura das peças produzidas. Ainda pode ocorrer um banho de parafina para finalizar os objetos produzidos.

A parafina para modelar dá vida a frutas, cúpulas de luminárias, cachepôs, flores e o que mais a imaginação permitir!

Curtiu conhecer um pouco mais sobre a história das velas e a utilização da parafina para diversas finalidades? Confira no Elo7 inspirações e produtos feitos à mão com o material e para aprender mais sobre outras técnicas artesanais, veja o Manual que preparamos aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.