Home | Manual de técnicas artesanais | Vitral: a arte de decorar vidros

Vitral: a arte de decorar vidros

O vitral, a arte de decorar vidros, originou-se no Oriente por volta dos séculos X e XI. Venha saber mais sobre a técnica de colorir vidros!

Vitral: um pouco sobre a história

Quem gosta de apreciar o interior de capelas e igrejas certamente já teve a curiosidade de apreciar de perto os vitrais que ornamental suas janelas, rosácea e por vezes, altar. Os vitrais originaram-se justamente neste ambiente, a técnica vitral foi desenvolvida já na Idade Média para a ornamentação de catedrais e igrejas. O intuito da decoração em vidro era além de decorar as grandes janelas, permitir a passagem de luz natural colorida, o que conferia ao ambiente uma cor especial e um clima espiritual e imponente.

vitral religioso

Entre as artes presentes nos vitrais de igrejas, estão passagens bíblicas e imagens santas. Muitas vezes, o objetivo do vitral era apresentar a história da religião por desenhos, para aqueles que não sabiam ler ou escrever. Os grandes murais de vidros coloridos serviam como grandes livros ilustrados e tinham função didática além de decorativa. Não é interessante?

Como é feita a criação

Antigamente os vitrais eram feitos por meio de um minucioso e complexo processo artístico. Os artesão criavam os desenhos, modelavam uma estrutura de chumbo e depois encaixavam as partes de vidro. As peças de vidro tinham que ser aquecidas e recortadas com estilete. Podem imaginar que trabalho precioso?

vitral mandala

Mandalas pintadas da loja Angela Cintra

Hoje em dia existe a restauração de vitrais de igreja, mas a técnica de vitral acabou sendo realizada com pigmentos e tintas. A pintura inspirada em vitral é criada a partir de esmalte, tintas leitosas transparentes e verniz. É muito conhecida e praticada a técnica de pintura de mandalas com tinta. Fica linda e iluminada!

Para conferir produtos criativos e feitos à mão inspirados na técnica vitral, confira aqui a lista.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.