Home | Moda | Inspire-se | E esse tal de Fridismo?

E esse tal de Fridismo?

frida-kahlo-1

Que Frida Kahlo é um ícone da cultura pop você já sabe. Mas o que levou essa mulher tão intensa e apimentada a contribuir com a disseminação da cultura mexicana e do feminismo?

Vida sofrida

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón nasceu em 1907, nos arredores da Cidade do México. Ainda pequena Frida contraiu a poliomielite, o primeiro de uma série de incidentes e doenças em sua vida. Aos 18 anos, sofreu um grave acidente em que um bonde se chocou com um trem. Uma peça do bonde perfurou sua coluna e saiu por sua pélvis, o que a deixou durante muito tempo entre a vida e a morte. Cirurgias e coletes ortopédicos fizeram parte de sua rotina durante o período de recuperação. Nessa época, descobriu a pintura como um passatempo.

Anos depois, filiou-se ao partido comunista mexicano e lá conheceu Diego Rivera, com quem manteve um casamento tumultuado. Em 1954, Frida foi encontrada morta e suas cinzas estão depositadas na casa em que viveu durante praticamente toda a vida, conhecida hoje como o Museu Frida Kahlo.

fridismo

Obra

Frida traduzia a angustia e a dor em suas telas (inclusive muitos autorretratos) e, talvez o que tornou essa mulher um símbolo de força, seja justamente o fato dela não ter se entregado diante de tantas adversidades. Ao contrário, nada a impediu de ser dinâmica e engajada cultural e politicamente.

fridapost

Ícone

Hoje, a imagem da guerreira Frida, ilustra desde décor até moda. Vanguardista de sua época, Frida representa a força feminina e, sobretudo, nos ensina da mais bela forma, a não nos vestirmos de luto diante das adversidades, mas sim de flores!

fridacarol

Frida é tão inspiradora que a loja Carol Garcia criou sua coleção primavera/verão 2015, assim, com flores, estampas e muitas cores! Outros fridismos encontrados no Elo7:

fridamais

Máscara Maschere, boneca Recriando com Dani Garcia, medalhão Artffício , almofada Estampa Carioca

fridass

 

tábua Marilia Moser, almofada Spunk Almofadas, boneca Relicário Ateliê Artesanato

Cada mulher tem dentro de si um pouco de Frida, não é mesmo?

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.