Lembra da lantejoula? Ela era usada na escola, com cola e purpurina para dar aquela enfeitada em máscaras de carnaval ou deixar mais atraente um desenho dedicado com carinho às mães e professoras. No tempo passou, nós crescemos e começamos a procurar acessórios e roupas mais atraentes para festas e baladas. Não é que vemos nossas velhas lantejoulas ressurgirem com outro nome? É o paetê!
Será mesmo que o material tão querido de armarinhos a grifes de luxo ganhou apelido novo?
Paetê vem da palavra francesa pailleté (que conhecemos aqui como glitter) e diferencia-se da lantejoula por pequenos detalhes. Podem reparar que essa última sempre tem formato sextavado e o orifício para costura ao centro. Agora o paetê em questão, pode ser quadrado, oval, redondo e muitas vezes tem o buraquinho na margem, para também poder formar camadas, dando aspecto de ´escama´.
Diz-se por aí que o paetê tem sua origem na moda criada para reis e rainhas diferenciarem suas roupas, bordando espécie de moedas nas vestimentas. Era adereço de luxo. Também foi coisa dos povos ciganos mais tarde que valorizavam o brilho e ornamentos. Então, as tais moedinhas foram adaptadas e nos Estados Unidos o paetê se tornou um material popular para roupas e fantasias.
Se o paetê antes estava mais para figurinos da Broadway, hoje o seu brilho toma conta até de elementos para decoração para casa. É possível ver almofadas bordadas e nada difícil apostar em um acessório com as “moedinhas” até para os visuais diurnos!
Quem adere à tendência? Seja lantejoula, seja paetê, é fato que a modinha atemporal e que começou lá na antiguidade veio para ficar.
Gostou? Veja mais artigos em paetê feitos por lojistas do Elo7
Imagens: sapatinho infantil loja Mon Cheri, t-shirt Carol Garcia, blog Plasticky.
Adorei ver uma peça minha por aqui!
Obrigada, pessoal!
Adorei ver uma peça minha por aqui!
Obrigada, pessoal!
Adorei ver uma peça minha por aqui!
Obrigada, pessoal!