Home | Moda | Dicas | É pop: brilho em paetê

É pop: brilho em paetê

Lembra da lantejoula? Ela era usada na escola, com cola e purpurina para dar aquela enfeitada em máscaras de carnaval ou deixar mais atraente um desenho dedicado com carinho às mães e professoras. No tempo passou, nós crescemos e começamos a procurar acessórios e roupas mais atraentes para festas e baladas. Não é que vemos nossas velhas lantejoulas ressurgirem com outro nome? É o paetê!

Será mesmo que o material tão querido de armarinhos a grifes de luxo ganhou apelido novo?

Paetê vem da palavra francesa pailleté (que conhecemos aqui como glitter) e diferencia-se da lantejoula por pequenos detalhes. Podem reparar que essa última sempre tem formato sextavado e o orifício para costura ao centro. Agora o paetê em questão, pode ser quadrado, oval, redondo e muitas vezes tem o buraquinho na margem, para também poder formar camadas, dando aspecto de ´escama´.

Diz-se por aí que o paetê tem sua origem na moda criada para reis e rainhas diferenciarem suas roupas, bordando espécie de moedas nas vestimentas. Era adereço de luxo. Também foi coisa dos povos ciganos mais tarde que valorizavam o brilho e ornamentos. Então, as tais moedinhas foram adaptadas e nos Estados Unidos o paetê se tornou um material popular para roupas e fantasias.

Se o paetê antes estava mais para figurinos da Broadway, hoje o seu brilho toma conta até de elementos para decoração para casa. É possível ver almofadas bordadas e nada difícil apostar em um acessório com as “moedinhas” até para os visuais diurnos!

Quem adere à tendência? Seja lantejoula, seja paetê, é fato que a modinha atemporal e que começou lá na antiguidade veio para ficar.

Gostou? Veja mais artigos em paetê feitos por lojistas do Elo7

Imagens: sapatinho infantil loja Mon Cheri, t-shirt Carol Garcia, blog Plasticky.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.