Home | Moda | Dicas | É pop: pulseira em renda macramê

É pop: pulseira em renda macramê

fotos_pulseira

De tempos em tempos, o mundo da moda traz novas manias que podem ser vistas por todo lado. Não necessariamente novidades, mas hábitos que são revistos e passam a ser usados de diferentes formas mundo afora. É nesse contexto que entra o mix de pulseiras coloridas. Todas usadas juntas, de diferentes materiais, e o mais legal para observarmos: a maioria delas é feita à mão ou carrega um design autoral! É o simples e artesanal ganhando lugar no mercado da moda e fazendo sucesso até mesmo nas grandes grifes. Entre elas, uma pulseira tem chamado atenção: o bracelete de renda macramê.

Já viu este cordão todo trabalhado e delicado por aí? Mergulhamos na sua origem para desvendar sua técnica e curiosidades.

Tecelagem manual:macramê convencional consiste em trançar fios sem utilizar qualquer tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma tecelagem minuciosa, trabalhada com os dedos à base de trançados e nós. O resultado deste cruzamento de fios são formas geométricas, franjas e uma porção de formas decorativas.

pulseiras

Há relatos que dizem que a palavra é originária da língua árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Porém, o mais provável é que tenha surgido do termo árabe ‘migramah’, que significa franja ornamental. É interessante também saber que sua difusão se deu por meio dos marinheiros, que usavam a técnica para criar objetos marítimos que percorriam os portos por onde desembarcava.

Renda macramê: diferente da técnica apresentada acima, a renda macramê é composta por fios mais delicados e apresenta um trabalho gráfico bastante ornamentado. Por meio de trançados que lembram bilro, a tecelagem assume aparência de renda. Não é crochê por ter também a base de nós, mas é composta por pontos similares, uma técnica chamada de “macramê romano”.

macrame

Mais um vez, vamos até sua origem para decifrar sua história. O trabalho como o nome sugere, nasceu na Romênia e a arte com pontos decorativos e preenchidos é feita numa base de tecido. Quando está pronta, retira-se o tecido e engoma-se os pontos. É um tipo de macramê romeno a técnica por trás das pulseiras com design autoral que se espalham por aí, com desenhos diferentes que vão de flores a complexos dragões.

 pulseira_macra

Ponto para o artesanal: seja a marca que deu origem a esse “boom” das pulseiras de origem italiana, seja a fonte desta mistura de cordões as feirinhas populares, o interessante é nos darmos conta da força de peças feitas à mão no segmento da moda. Como toda maré de tendências estimula novidades, toda produção de bijuteria manual e autoral se beneficia.

O último verão europeu lotou o braço das mulheres de ornamentos como os da foto acima e o público feminino e masculino no Brasil também adotou o hábito. O momento é da chamada “arm party”, ou festa no braço numa tradução literal. E para este mix ficar ainda mais charmoso e atraente, é o artesanal, o feito à mão que enriquece cada peça.

Gostou de saber mais sobre o macramê? Essa e outras técnicas artesanais já conquistaram seus pulsos? :)

Imagens: produtos Elo7 Alma Trip e Aquari, Blog Gostei e Agora e fotos de divulgação Cruciani.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.