Home | Moda | Dicas | É pop: pulseira em renda macramê

É pop: pulseira em renda macramê

fotos_pulseira

De tempos em tempos, o mundo da moda traz novas manias que podem ser vistas por todo lado. Não necessariamente novidades, mas hábitos que são revistos e passam a ser usados de diferentes formas mundo afora. É nesse contexto que entra o mix de pulseiras coloridas. Todas usadas juntas, de diferentes materiais, e o mais legal para observarmos: a maioria delas é feita à mão ou carrega um design autoral! É o simples e artesanal ganhando lugar no mercado da moda e fazendo sucesso até mesmo nas grandes grifes. Entre elas, uma pulseira tem chamado atenção: o bracelete de renda macramê.

Já viu este cordão todo trabalhado e delicado por aí? Mergulhamos na sua origem para desvendar sua técnica e curiosidades.

Tecelagem manual:macramê convencional consiste em trançar fios sem utilizar qualquer tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma tecelagem minuciosa, trabalhada com os dedos à base de trançados e nós. O resultado deste cruzamento de fios são formas geométricas, franjas e uma porção de formas decorativas.

pulseiras

Há relatos que dizem que a palavra é originária da língua árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Porém, o mais provável é que tenha surgido do termo árabe ‘migramah’, que significa franja ornamental. É interessante também saber que sua difusão se deu por meio dos marinheiros, que usavam a técnica para criar objetos marítimos que percorriam os portos por onde desembarcava.

Renda macramê: diferente da técnica apresentada acima, a renda macramê é composta por fios mais delicados e apresenta um trabalho gráfico bastante ornamentado. Por meio de trançados que lembram bilro, a tecelagem assume aparência de renda. Não é crochê por ter também a base de nós, mas é composta por pontos similares, uma técnica chamada de “macramê romano”.

macrame

Mais um vez, vamos até sua origem para decifrar sua história. O trabalho como o nome sugere, nasceu na Romênia e a arte com pontos decorativos e preenchidos é feita numa base de tecido. Quando está pronta, retira-se o tecido e engoma-se os pontos. É um tipo de macramê romeno a técnica por trás das pulseiras com design autoral que se espalham por aí, com desenhos diferentes que vão de flores a complexos dragões.

 pulseira_macra

Ponto para o artesanal: seja a marca que deu origem a esse “boom” das pulseiras de origem italiana, seja a fonte desta mistura de cordões as feirinhas populares, o interessante é nos darmos conta da força de peças feitas à mão no segmento da moda. Como toda maré de tendências estimula novidades, toda produção de bijuteria manual e autoral se beneficia.

O último verão europeu lotou o braço das mulheres de ornamentos como os da foto acima e o público feminino e masculino no Brasil também adotou o hábito. O momento é da chamada “arm party”, ou festa no braço numa tradução literal. E para este mix ficar ainda mais charmoso e atraente, é o artesanal, o feito à mão que enriquece cada peça.

Gostou de saber mais sobre o macramê? Essa e outras técnicas artesanais já conquistaram seus pulsos? :)

Imagens: produtos Elo7 Alma Trip e Aquari, Blog Gostei e Agora e fotos de divulgação Cruciani.

string(186) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-moda-acessorios?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_vest_cool&utm_campaign=carrossel_moda"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

6 comentários

  1. Aurea Moreno Bernardi

    Achei bem interessante a materia e vou me inspirar para criar algunas na tecnica do croche

  2. Que bom essa matéria,a área de bijus está meio em baixa depois da febre dos maxi colares…quem sabe vai ganhar novo fôlego!!

  3. Muito legal. Já tinha visto nas lojas mas não conhecia a técnica da renda macramê. Obrigada!

  4. Neide Denker

    Como faço para comprar essas lindas pulseiras?

    • Marcela Stump

      Olá, Neide! Os produtos que são do Elo7 têm o link da loja logo abaixo da imagem. Que bom que gostou! : )