Home | Moda | Estampas com mote africano: inspire-se!

Estampas com mote africano: inspire-se!

Com lançamentos constantes de novas coleções na moda, por vezes não paramos para pensar na origem e inspirações de paletas de cores e padronagens. As estampas com mote africano estão sempre em evidência e não é raro vermos a cultura deste continente tão rico de crenças, etnias e histórias tomando conta de vestuários atemporais. Vamos explorar mais esse assunto e buscar suas origens?

Estampas com mote africano: nas roupas

As roupas com estampas e motivos africanos têm inspiração na arte de diversas tribos do continente. As padronagens tendem para arte geométrica, sempre com tons fortes e alegres e há uma grande mistura de motivos étnicos. Faz parte de diferentes culturas africanas a pintura em tecidos, o rico bordado e também o tear manual.

Na moda brasileira e internacional, peças com padronagens inspiradas em países africanos são normalmente evidenciadas em coleções tropicais e veranis, em que as cores abertas e alegres costumam ser mais frequentes.

estampas com mote africano

Sobre os tecidos africanos: conheça!

Com uma pesquisa, trouxemos algumas características dos tecidos africanos para enriquecerem o conhecimento. Vamos lá?

São comuns na África tecidos estampados ou lisos, com bordados de pedras de vidro, canutilhos e outras contas. O processo de tingimento dos tecidos dá origem a padrões com diferentes padronagens, e são usados para confecção de roupas longas, lenços e turbantes.

estampas com mote africano

É comum também a assimilação de muitos elementos da indumentária islâmica e outros introduzidos pelos europeus colonialistas.

Tem também grande importância o tear horizontal que permite a produção de tiras mais largas e tecidos maiores. Para a criação das estampas, os desenhos são imersos em uma tintura vegetal e impressos em tecido branco estendido em uma almofada.

Gostou de saber mais sobre estampas com mote africano? 

Fizemos uma seleção de produtos criativos e estampados aqui. Aproveite para conhecer diferentes motivos para você ou para sua casa!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.