Home | Moda | Estilo retrô: conheça o estilo e aposte!

Estilo retrô: conheça o estilo e aposte!

Depois de escrever sobre o vintage, o autor de hoje fala sobre o estilo retrô! Quem comanda é Gustavo Fidalgo (o Guga!) designer gráfico de formação da loja Muddle Vintage Design, que nos escreveu via rede colaborativa (conheça aqui!). Guga tem experiência no assunto, ele conta que já trabalhou diversos anos no setor gráfico e serigráfico, sempre voltado para comunicação visual e moda.

Hoje, o lojista e criativo trabalha com um computador para o planejamento, uma máquina de corte a laser para as peças e muitas ferramentas manuais, trinchas e pincéis para o acabamento estilo artesanal.

Estilo retrô: conheça o estilo e aposte!

Ao contrário do vintage, que presa muito pela qualidade e criatividade das peças, o retrô é bem mais simples, sem muitas exigências. O estilo retrô remonta uma época, traz uma releitura de uma moda passada. Pode ou não se adaptar para os dias de hoje. Para as roupas ou para a decoração.

Estilo retrô

A única diferença entre retrô e “cafona” é que o retrô volta a ser evidência no que está em moda na atualidade, ou como referência ou como releitura. A calça jeans e sua modelagem é ótima como exemplo. Hoje, ano 2016, em uma releitura dos anos 80. Isso é um padrão clássico da moda, sempre cíclica, criando e recriando peças, com uma releitura de peças clássicas do passado.

+ Peças moda nostálgica no Elo7: produtos feitos à mão.

Estilo retrô na moda

Estilo retrô 1

Da esquerda para a direita, mostramos uma evolução do jeans e suas alturas e cortes. Hoje tudo é usado e permitido!

Estilo retrô no mobiliário e decoração

O mesmo acontece com o design de móveis, principalmente poltronas e sofás. O que hoje está na moda, ontem era retrô e num passado mais longínquo já havia sido moda. No artesanato esse estilo é um curinga. Fazer uma releitura de peças antigas de decoração, vestuário, lembrancinhas de nascimento, batizado ou casamento, sempre atraem públicos grandes e nostálgicos. São marcos em suas vidas e cativam.

+ Decoração retrô para os banheiros: veja inspirações no post.

Então, na hora de buscar inspirações para criar, decorar e vestir, não precisa ir muito longe. Basta uma visita à casa da avó ou a uma tia.

Você gosta de se vestir ou decorar com o estilo?

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.