Home | Moda | No poo e low poo: já ouviu falar das técnicas?

No poo e low poo: já ouviu falar das técnicas?

Se tempos atrás a ditadura da moda era o “quanto mais liso, melhor” para os cabelos, hoje o papo é bem diferente. As cacheadas, crespas e onduladas assumem a cabeleira tal como ela é, e nessa onda vem o No Poo e Low Poo. Mas afinal, do que se trata essas técnicas que a cada dia ganham mais adeptos? Conheça mais sobre os cuidados com os cabelos de forma menos agressiva!

no poo e low poo
A blogger Mariana Morena

No Poo e Low Poo: afinal, o que é?

As técnicas de cuidados capilares com uso de produtos menos agressivos, livres de parabenos, sulfatos e petrolatos, como a parafina líquida, vaselina, óleos minerais e silicones vêm fazendo cada vez mais sucesso e ficaram mundialmente conhecidas após a cabeleireira Lorraine Massey lançar o livro Curly Girl (título em português: O Manual da Garota Cacheada), no qual Massey defende a utilização de pouco (Low Poo) ou nenhum xampu (No Poo). Poo = shampoo. Ainda segundo a cabeleireira, os petrolatos mascaram a saúde dos fios, deixando-os com uma hidratação ilusória, quando na verdade tais substâncias impedem a absorção de nutrientes pelos fios de cabelos. O resultado a longo prazo são fios pesados, sem vida e pouco hidratados.

A solução (e hidratação) vem da natureza!

Os praticantes das técnicas de No Poo e Low Poo geralmente têm uma receitinha caseira para nutrição, hidratação ou reconstrução dos fios na manga! E muitas delas levam ingredientes naturais, como o óleo de coco, azeite extra-virgem, babosa, abacate e até banana! Cada ingrediente cumpre uma função e costumam ser utilizados aliados à produtos liberados para as técnicas. Há boas fontes de conteúdos sobre No Poo e Low Poo na web, como o blog Cacheia, Low e No Poo e o Meu Cabelo Natural.

no poo e low poo julia sarr jamois
A modelo Julia Sarr-Jamois

No Poo, Low Poo e empoderamento

Nunca se falou tanto em empoderamento feminino, e as técnicas de cuidados com os fios vêm quase que como uma libertação para muitas mulheres que antes eram adeptas de procedimentos agressivos de alisamento capilar, como a escova progressiva, definitiva e até mesmo a chapinha de cada dia! O No Poo e Low Poo ganham cada vez mais adeptas à medida que a cultura da indústria pela beleza associada ao cabelo liso e loiro vem perdendo espaço (ainda bem!). Viva a diferença!

Mas assumir os fios crespos e cacheados nem sempre é fácil, há um período de transição que muitas mulheres passam até deixar os cabelos completamente livres de químicas feitas por anos a fio. E o resultado geralmente é satisfatório e libertador! Mulheres empoderadas e cada vez mais lindas com os fios naturais, sejam eles lisos, cacheados, crespos, ondulados, curtos ou longos!

Curtiu conhecer um pouco mais sobre o No Poo e Low Poo? Para quem está começando a técnica, há um grupo no Facebook onde as adeptas ajudam umas às outras com dicas para aplicar as técnicas da melhor forma, além de discutirem questões como empoderamento feminino e experiências pessoais.

E se a sua praia são cosméticos naturais e com menos agentes agressivos, veja a seleção de produtos no Elo7 aqui!

Imagens: Mari Morena, divulgação

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.