Home | Moda | Radar de tendências: Barroco e verde em alta

Radar de tendências: Barroco e verde em alta

Não é difícil de perceber as marés de estilos que banham a estética da moda e decoração de tempos em tempos. Como características das estações do ano, os estilos ditam as cores, as formas e materiais tanto de objetos e mobiliários como peças de vestuário. Isso vale também para padrões visuais em vitrines, estampas e fotos de revistas. Às vezes, não só um estilo, mas vários que se misturam e resultam em uma profusão de novidades nas prateleiras a passarelas. É a tendência do momento, o hit, a palavra de ordem, última moda a ser aderida.

Olhe ao redor e veja as cores, texturas e acabamentos novos que mais vê por aí! Se a sua resposta mental foi uma enxurrada de detalhes, bordados, curvas, flores e estampas misturadas, está no bom caminho. É a volta dos estilos Barroco e Rococó.

Barroco:  foi no  século XVI e início do século XVII que a arte foi revolucionada com a chegada de muitos ornamentos, detalhes assimétricos e rebuscados. O nome barroco designa “peróla irregular”, com superfície rústica, daí suas características.

Hoje, em pleno século XXI, o estilo Barroco toma forma em molduras, móveis e artigos de decoração. Tudo com muitos arabescos, detalhes dourados e impressões florais. Já se deu conta que nas vestimentas estão surgindo muitos apliques, texturas bordadas e trabalhadas? Tome nota, é o Barroco repaginado nos dias atuais!

Já no campo das cores, as estações do ano, trazem suas sensações de frio e calor que mexem com o comportamento. Vemos sempre cores de destaque da estação, aquelas que serão mais expostas e trabalhadas internacionalmente e virarão ícones da temporada. Agora no Verão, o azul chamado de cobalto, klein ou bic, juntamente com o laranja, tomarão conta. Para o decorrer do ano, há uma cor que promete despontar: é o verde esmeralda  e suas variações.

Verde esmeralda: não fomos nós, nem revistas nacionais, nem o mercado brasileiro que registrou essa tendência. Há uma organização chamada Pantone que estuda comportamentos mundiais de consumidores, criadores e marcas. Eles analisam as novidades e os pontos fortes comuns a diversas economias e sociedades, relacionando a cores. O tom que marca os lançamentos de 2013 prometem se o verde, na sua forma mais vibrante e intensa, como a pedra que o nomeia.

Se tiver curiosidade para saber mais, aqui está o relatório da Pantone. Bem interessante e mostra referências que ilustram a tendência.

Para fazer o exercício de enxergar as ondas de estilos do momento e registrar o que é relevante, vale a ideia  de compor murais com colagens diversas e adicionar links, postagens, matérias que explorem o conceito. A tarefa pode ser útil para gerar novas ideias para e ficar a par do que vem de novo (ou repaginado) por aí! Uma ótima referência para seu armário, criação, looks, decoração da casa…

E o radar continua atrás de novas sintonias. Conte com nossas buscas!

Imagens (Modices, ModaSpot, Pantone)

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.