Home | Moda | Tiara ou arco: dicas para escolher

Tiara ou arco: dicas para escolher

Tiara ou arco, headband ou headpiece, casquete, fascinator, diadema… Você sabe as diferenças entre as peças? Preparamos um guia sobre os acessórios para cabelos, além de dicas para ajudar a escolher a peça ideal pra você, de acordo com a ocasião. Confira as dicas e boa escolha!

Tiara ou arco versus diadema

tiara ou arcoTiara folhas Márcia Ávila Atelier, headband Elegância e Art, tiara Atellier Alessandra Grinaldas

A peça que comumente conhecemos como tiara ou arco é na verdade um diadema. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual diadema popularizou-se com o nome de tiara, mas o fato é que a tiara é uma peça usada por realezas (quase uma coroa!). Ok, provavelmente continuaremos chamando a peça de tiara ou arco, arquinho, faixa, testeira ou outro nome do tipo – dependendo da região. E está tudo certo!

A tiara ou arco serve para evitar que o cabelo caia no rosto e é um acessório quase que exclusivamente feminino – se bem que hoje o acessório vem ganhando espaço entre o universo masculino também. A peça ganha charmosas variações que vão do casamento ao festival de música, por exemplo. É extremamente versátil, feita com vários materiais e é fácil de combinar com looks casuais ou mais festivos.

Headband ou head piece

As headbands são faixas que vão no meio da testa. Popular entre os hippies dos anos 70, a peça voltou há alguns anos fazendo a cabeça – literalmente! – de mocinhas descoladas. As headbands são acessórios mais informais, mas podem ganhar ares de festa, dependendo do material escolhido. Considera a peça ousada demais para o dia a dia? Que tal usá-la em algum festival de música ou até mesmo na praia? Looks mais leves e ensolarados combinam com o acessório cheio de estilo.

Casquete, voilette e fascinator

Casquetes, voilettes e fascinator são acessórios diferentes de tiaras e comumente escolhidos por noivas para o dia do Sim. Listamos abaixo as principais diferenças entre as peças:

Casquete: Pequeno chapéu sem aba, geralmente arredondado ou ovalado, usado na lateral da cabeça.

Voilette: Acessório com véu que cobre parte ou o rosto inteiro. Inicialmente a proposta da peça era proteger do vento e sol. Hoje o voilette ganha os corações de noivas que curtem um toque retrô no casamento!

Fascinator: Acessório feito com penas, plumas e/ou pedrarias. Pode ter ou não um voilette.

tiara ou arco fascinatorCasquete vermelha Vejo Flores em Você, voilette Jessica Waldmann, fascinator Atelier Colibri

Cuidados ao escolher seus acessórios para cabeça

Na hora de escolher uma tiara para chamar de sua, observe alguns pontos: o arco é flexível e moldável? O material não apertará a cabeça? A faixa tem elasticidade? Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de optar por uma tiara ou arco, afinal, o conforto deve vir em primeiro lugar! Para facilitar, opte por peças metálicas (que são mais fáceis de moldar ao formato da sua cabeça) e de preferência com proteção próximo às extremidades (aquela parte que fica próxima à orelha). Se você já sofreu com uma tiara apertada, sabe bem a importância desses itens na hora de escolher o seu acessório!

O mesmo cuidado vale para as headbands, que devem ser elásticas ou ajustáveis para não incomodar. Fascinator, voilette e casquete devem ter boa fixação com grampos para evitar que caiam e desmanche o penteado. =)

Curtiu o guia de acessórios? Aqui vão algumas listas de produtos criativos e feitos à mão para você escolher:

Imagem destacada: Atelier Colibri

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.