Home | Moda | Dicas | Tipos de pérolas naturais e como cuidar

Tipos de pérolas naturais e como cuidar

perolas1

Pérolas são joias da natureza! Por vezes ao vermos as pérolas naturais em acessórios não nos damos conta o quanto seu processo de criação é interessante, já que a produção é proveniente de um molusco dentro das ostras.

Como nascem as pérolas

A criação das pérolas se dá por conta da entrada de uma partícula estranha ao animal marinho dentro da sua concha. Para se proteger, o molusco reage cobrindo esse intruso, que pode ser um microorganismo, restos de comida, grãos de areia ou outras substâncias, com nácar ou madrepérola. Não é incrível?

O resultado desta proteção é a pérola natural, de diferentes cores, tamanhos e formatos. O processo pode acontecer naturalmente ou induzido em cultivos. Foram os japoneses que começaram a cultivar as pérolas no século XIX. Uma cultura tradicional e muito apreciada no mundo inteiro!

perolas2

Pérolas salgadas e pérolas de água doce

As pérolas naturais podem ter duas origens: água do mar ou água de rio, e dependendo do local de produção ganham diferentes coberturas, cores, formato e brilho. As pérolas salgadas hoje em dia são mais raras e por serem escassas, mais caras no mercado. É mais comum vermos e usarmos pérolas de rio, de água doce, que são cultivadas e têm sua produção estimulada. Seu formato é mais irregular e tem menos brilho que a de água salgada. Para ambas as origens, são mais valorizadas aquelas maiores, com mais tempo de produção dentro da ostra e as de maior brilho natural.

perolas

No Elo7: Anel com concha em prata e pérola Mari Vazquez, colar de pérolas naturais EH Acessórios e anel com pérolas Fabiana Scarpel.

Como cuidar de pérolas naturais

Para preservar seu brilho e superfície lisa, é importante tomar alguns cuidados: guardá-las sem contato com materiais mais duros para evitar riscos e atrito, sempre limpar após o uso para evitar deixar resquícios de cremes ou perfume que danificam a superfície e cor e manter o fio dos colares e pulseiras sempre em dia para evitar arrebentar e perder as contas.

Gostou de saber mais sobre pérolas naturais?

Veja mais joias com pérolas para você que também adora essa obra da natureza!

Imagens: Blogs Aprendendo Gemologia e Natural Joias

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.