Home | Moda | Inspire-se | Vista-se de arte – A relação do design de moda com o artesanato por Flaviane Santos

Vista-se de arte – A relação do design de moda com o artesanato por Flaviane Santos

Atualmente uma profissão se destaca por ser dinâmica e inovadora: o Design de Moda. O profissional trabalha com a atividade de projetar esteticamente objetos, levando em conta todo o processo de projeto e seu planejamento. Na questão da moda em si, ampliam-se as questões visuais e táteis, tais como: textura, toque, cor e caimento do tecido. A duração do curso superior é de quatro anos e tem matérias como Computação Gráfica, Modelagem, Desenho Técnico e Artístico, Produção de Moda, Marketing entre outros, na grade curricular; o designer tem um leque de opções para seguir!No decorrer do curso cada aluno se interessa por um tipo de segmento, podendo ser modelista, estilista, produtor de moda, jornalista de moda etc.

Como trabalho conclusivo do curso, o aluno desenvolve uma dissertação e uma coleção sobre um tema que desperte seu senso criativo. O que chamou minha atenção foi como as questões do design podem agregar valor ao artesanato, como mesclar as mais variadas técnicas artesanais ao produto esteticamente planejado. O design, então, vem com a proposta de abrir novos caminhos para o artesão progredir com muito sucesso e qualidade. A ideia é criar novos modos de utilização da técnica existente, aumentar o valor do produto e melhorar a qualidade de vida das pessoas que criam através do artesanato. O tema da coleção que desenvolvido foi “A arte de fazer”, onde busquei inspiração no aconchego do interior, que faz renascer nossas lembranças de colchas de retalho, tapetes de amarradinho, cortinas de crochê. Ou seja, podemos vestir nossa história reinventada. Fiz várias interferências com materiais diferentes para técnicas comuns:

Trançado no cetim com fitas de paetê

Flores de crochê com linha mercêr crochê e ligadas por ponto corrente, dando efeito de renda

A partir de interferências que tiveram sucesso, finalizei a coleção, que teve como técnicas base o crochê, o trançado, o bordado aplicado, o patchwork e amarradinho. O resultado foram peças românticas com um toque moderno e uma unidade estética que o design propõe. Da coleção de 25 peças, foram confeccionadas 5 delas:

As peças ainda no papel!

Cada peça pronta, exposta para a banca examinadora no dia da apresentação do trabalho.

Barrado (com aplicação em tecido e botões, ponto corrente e caseado):

Essa é a nova forma de ver o artesanato que meu trabalho propõe, peças com uma unidade de cor, materiais que interagem entre si formando uma peça única e o mais importante, com valor agregado.

Em breve estarei com minha loja no Elo7! Se puderem deixar sugestões, opiniões e dúvidas, estou à disposição!

Flaviane Alice Santos

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.