Home | Negócio Criativo | Como criar 1 mês de conteúdos criativos para as redes sociais em um dia

Como criar 1 mês de conteúdos criativos para as redes sociais em um dia

Você já se sentiu perdido ou sem ideias de conteúdos na hora de divulgar sua loja nas redes sociais? Para muitos empreendedores, as redes sociais funcionam como uma vitrine da sua loja, e por isso é importante que o conteúdo seja relevante, envolvente e consistente. Para te ajudar, no post de hoje iremos te ensinar como criar 1 mês de conteúdos criativos para as redes sociais em um dia.

Como criar 1 mês de conteúdos criativos para as redes sociais em um dia

Como criar 1 mês de conteúdos criativos para as redes sociais em um dia

 

Para dar tempo de produzir todo o conteúdo, é interessante que você reserve um dia com menos tarefas, assim poderá dedicar boa parte do seu tempo para isso. Caso não consiga durante a semana, estude a possibilidade de fazer isso um sábado ou domingo. Ao fazer todo esse procedimento em um lote único, irá otimizar muito seu tempo ao longo do mês!

Busque por inspirações

O Pinterest é uma ótima ferramenta se você está em busca de inspirações para qualquer coisa. Você pode criar uma pasta privada e sempre que ver uma imagem que ache interessante, pode “pinar” ela, além de buscar inspirações no próprio sistema de busca do Pinterest por inspirações.

Acompanhe os conteúdos de seus concorrentes e outras marcas que você admira nas redes sociais. Você com certeza irá encontrar boas ideias para criar as suas fotos e vídeos.

Banco de ideias

Separe um caderno ou um documento em seu computador ou celular para anotar suas ideias. Para começar a sua lista, vou sugerir alguns tipos de postagens:

  1.  citações de motivação
  2. fotos de clientes
  3. feedbacks de clientes
  4. lançamentos da sua loja
  5. eventos relacionados ao seu nicho
  6. dicas sobre utilização do seu produto
  7. campanhas promocionais
  8. curiosidades sobre sua marca

Defina a frequência

Sabemos que o pequeno empreendedor precisa dedicar seu tempo para diversas atividades e por isso, às vezes pode não sobrar muito tempo para se dedicar à divulgação nas redes sociais. Mas lembre-se quanto mais presente sua marca é, mais ela será vista e lembrada por seus clientes e seguidores.

Ao definir a frequência seja realista com o seu tempo e defina a frequência de conteúdos que você consegue manter.

Faça o planejamento dos conteúdos para as redes sociais

O segredo da produtividade para que você consiga produzir os conteúdos do mês inteiro em um dia está aqui. Com a sua lista de ideias, monte um calendário com os dias e os temas definidos que pretende divulgar. Isso irá te ajudar a criar conteúdos mais assertivos e estratégicos para aumentar o engajamento das suas publicações.

Você pode fazer conteúdos de temas únicos e criativos ao longo do mês, mas uma maneira mais fácil de fazer o calendário é definir um padrão na semana. Por exemplo, na segunda pode divulgar um produto, na terça uma foto dos bastidores da sua loja, na quarta novidades e promoções, na quinta tendências e dicas do seu mercado e na sexta uma frase motivacional, por exemplo.

Produza o conteúdo

Após definir a frequência de publicação e montar o calendário, separe os produtos que deseja fotografar e itens bacanas para compor as suas fotos como flores e tecidos para o fundo. Neste post aqui, compartilhamos outras ideias criativas de fundos para fotos para te inspirar.

Se você não tiver muitos produtos para tirar fotos de uma vez só porque faz sob demanda, uma dica para otimizar o seu tempo é reservar um espaço com boa iluminação decorado para você tirar suas fotos. Pode ser um pedaço da sua mesa de atelier perto da janela ou você pode montar um mini estúdio caseiro.

Você também pode criar um uma arte sem fotos suas, apenas com frases, textos e imagens compradas de bancos de imagens. Uma ferramenta gratuita que gosto muito de usar para criar layouts criativos para as redes sociais é o Canva. Lá você encontrará diversos modelos pré prontos para otimizar o seu tempo com essa tarefa.

Além das fotos, uma opção que gera bastante engajamento nas redes sociais são os vídeos. Eles podem dar um pouco mais de trabalho para serem produzidos, mas o esforço valerá a pena. Você pode gravar o seu processo de criação, embalagem do seu pedido, mostrar o seu atelier ou ensinar uma técnica artesanal. Neste post aqui  ensinamos como você pode gravar um vídeo-arte com o celular.

Programação das postagens

Depois do planejamento, da organização e da edição das fotos, agora é hora de adiantar a descrição e as hashtags que irá usar em suas publicações para o agendamento.

No Instagram, não há a opção de agendamento automático no app, mas você pode fazer o upload das imagens, escrever as descrições em cada publicação e deixar elas salvas nos rascunhos. Assim quando chegar o momento de postar a foto ou vídeo, você só precisará clicar no botão de “Compartilhar”.

Se preferir, pode usar aplicativos que agendam a postagem para você como o mlabs, por exemplo.

Espero muito que tenha gostado das dicas de conteúdos criativos para as redes sociais e ótimas vendas!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.