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10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes

Hoje a rede colaborativa nos traz 10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes. Glauber Moraes, autor do conteúdo, é consultor de Marketing Digital e criador do site Profissão Artesanato, onde compartilha diversas dicas e experiências. Vamos conferir suas dicas?

Confira as 10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes

A construção de um bom relacionamento entre você e seu cliente é de extrema importância. Reconhecer, identificar e se mostrar presente são atitudes básicas que todas as empresas devem ter. O processo de relacionamento deve ser iniciado no começo de tudo, antes mesmo do cliente ser de fato um cliente. E esse relacionamento deve continuar durante e após o processo de venda. Existem atitudes simples que podem ajudar no relacionamento com seus clientes. 

10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes
10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes, confira as dicas de Glauber Moraes

Dicas para ter um ótimo relacionamento com seus clientes

1 – Transmita confiança sempre

Invista na sua marca. Muitos clientes deixam de comprar por desconfiança. Tenha um belo site e redes sociais atualizadas. Muitas dessas coisas, hoje em dia, podem ser feitas sem um gasto muito grande. Isso trará a confiança que o seu cliente procura.

2 – Encontre mais utilidades para os seus produtos

Pesquisas mostram que clientes utilizam um mesmo produto das mais diferentes maneiras. Tente descobrir como o seu artesanato pode ser usado e mostre isso para outros. Assim você irá descobrir novas utilidades, posicionamentos e nichos lucrativos totalmente inexplorados anteriormente.

3 – Torne-se um especialista em sua área

Mostre ao seu cliente que você entende do que faz e vende. Isso fará com que seu cliente sempre te procure em momentos de dúvida. Torne-se um ponto de referencia. Claro que isso não acontece de um dia para o outro, mas sim com o tempo.

Um jeito de alcançar essa posição é não apenas vender os seus produtos, mas sim ouvir atentamente, responder dúvidas e criar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público.

4 – Mostre entusiasmo

Mostre ao seu cliente que você é totalmente entusiasmado com os seus produtos. Mostre que você adora criar seus artesanatos e que eles realmente são mais do que produtos para serem vendidos. Ninguém gosta de empresas negativas, por isso seja sempre positivo!

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5 – Elimine coisas desnecessárias

Às vezes é preciso preencher um longo formulário para comprar em um site ou responder diversas perguntas para visualizar um artigo. Isso, na maioria das vezes, enfurece os futuros clientes e consequentemente acarreta no abandono. Deixe apenas o necessário, facilitando a vida deles.  As pessoas estão cada vez mais ocupadas e, com certeza, irão reagir positivamente sempre que você tornar a vida delas mais fáceis.

6 – Diga sempre a verdade

Aquele ditado é a mais pura verdade: mentira tem pernas curtas e você logo será descoberto. Seja sempre sincero com quem já comprou com você e com potenciais clientes. Não minta, principalmente sobre as condições de pagamento, prazo de entrega e padrões de qualidade. A melhor maneira de agir é diminuir os seus custos e repassar isso para o cliente, de uma forma agradável para ambos.

7 –Ouça e responda os seus clientes. De preferência imediatamente

Nunca deixe um cliente sem resposta. Hoje em dia as redes sociais funcionam como um serviço de SAC, onde elogios, reclamações e dúvidas são sempre postados e vistos por todos. Responda sempre esses comentários, até os negativos (principalmente). Mostre que você se preocupa com a opinião dos seus clientes. Também sempre responda os outros serviços de atendimento que você possui: telefone, e-mails, entre outros. Sempre tente responder da forma mais rápido possível. Para quem espera, um minuto vira uma eternidade.

8 – Jamais dê ordens, broncas ou aponte os erros dos seus clientes

Nunca dê ordens ao seu cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “faça isso”. Utilize expressões cordiais sempre: ”por favor, faça…”. Também nunca dê broncas no seu cliente. Caso o erro seja dele, mostre da forma mais cordial possível como agir. Também não fique apontando claramente esses erros ou outros tipos de erros, como ortográficos, por exemplo.

9 – Fique atento ao pós-compra

Existe um fenômeno psicológico conhecido como “arrependimento pós-compra”. Isso acontece logo após um cliente finalizar o pedido e começar a se questionar se realmente tomou a decisão correta. Você pode usar esse momento de insegurança para reforçar a sua relação. Com algumas atitudes simples é possível esse reforço: continue realizando contato com o cliente. Nas vendas online, mande e-mails parabenizando pela compra, mostrando o rastreamento do pedido, pedindo uma opinião sobre o produto. Não abandone seu cliente após a finalização do pedido. Aproveite essa situação e deixe-o confortável para realizar novas compras futuramente.

10 – Esteja sempre à disposição

Como eu disse nos outros tópicos, hoje em dia o cliente pode entrar em contato de diversas maneiras. Utilize todas as possíveis. Mostre que você pode ser encontrado para tirar dúvidas ou resolver um problema. Essa comunicação direta, como dito anteriormente, é fundamental para trazer confiança, monitorar o seu mercado e tomar ações decisivas.

Depois de tomar essas 10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes, a sua relação com eles será bem mais harmoniosa para ambos os lados.

Lembre-se: o cliente é a parte mais importante para a sua venda. Conquistá-los, conhecê-los e mantê-los é o jeito de abrir espaço para o crescimento, para ter um melhor reconhecimento no mercado de artesanato e para aumentar a credibilidade e a rentabilidade dos negócios.

E você? Gostou das 10 atitudes para melhorar o relacionamento com seus clientes? Como tem agido com seus consumidores? Tem alguma outra coisa que você faz e que não foi dita aqui? Conte-nos aqui nos comentários. 

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2 comentários

  1. Marcela Matos

    Amei as dicas. Preciso colocar em prática.

  2. Genial, temos sempre algo a aprender, adorei o “arrependimento pós compra” eu sofro disso, (como toda libriana), e apesar de dar bastante suporte durante todo o processo e ao final, é bom estar alerta. Show!