Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 10 dicas para vender com segurança

10 dicas para vender com segurança

altes Schloss mit Schlüssel an Blechkasten

A preocupação com a segurança durante a venda deve ser uma constante no dia a dia do artesão, afinal, uma das desvantagens de vender pela internet é não saber quem está do outro lado, não é mesmo?

A negociação feita por meio da internet vai além do desejo de compra. Ela também é uma relação de confiança entre comprador e vendedor. Dessa forma, é importante minimizar a insegurança de ambos os lados e se precaver de possíveis conflitos.

Pensando nisso, listamos 10 dicas para que as vendas por meio de sua loja no Elo7 sejam feitas com segurança:

1. Tenha uma política de loja bem detalhada, com informações de prazo de produção, meios de pagamento aceitos etc. Você pode usar como referência o guia para a criação de políticas que fizemos nesse post. Procure se basear também no Código de Proteção e Defesa do Consumidor para elaborar suas políticas de venda.

2. Deixe toda a negociação registrada na página do pedido. Utilize o campo “histórico de conversa” para informar de cada passo da venda. Evite negociar por outros meios (telefone, email), pois os registros da conversa se perdem.

3. Desconfie se o comprador tem muita pressa para receber o produto, antes mesmo de efetuar o pagamento. E nunca se esqueça: só envie a encomenda quando confirmar o recebimento do valor!

4. Dê preferência ao Moip e/ou ao Paypal para receber seus pagamentos. São meios de pagamento seguros e que possuem políticas para prevenção de fraudes.

5.Caso ofereça a opção ‘depósito em conta’, informe o número da agência, da conta, nome do titular e o CPF, caso o comprador queira fazer transferência bancária. Só proceda com o envio da encomenda quando confirmar o depósito em sua conta bancária.

6.Envie a encomenda para o endereço registrado no pedido. Em casos de mudança de endereço, o comprador deve cancelar o pedido e realizar outro, com o novo endereço.

7. Informe ao comprador o rastreio e guarde o recibo dos Correios que contém o código de rastreamento. Ele é a prova de que a encomenda foi enviada.

8. Se possível, utilize o e-ticket. É uma forma segura de enviar suas encomendas, pois ele já conta com o seguro automático dos Correios. Além disso, em muitos casos, o frete sai com bons descontos para o cliente!

9. Utiliza a entrega em mãos? Você pode fazer um recibo e solicitar que o comprador assine, quando for entregar a encomenda pessoalmente.

10. Combine a entrega da encomenda em local público. Evite a retirada da encomenda em sua casa/atelier.

Vale ressaltar que o Elo7 é um site seguro e as transações de pagamento são protegidas pelo sistema SSL.

Faça sua parte, cumpra sempre com o combinado e procure entregar o pedido no prazo. Isso refletirá positivamente para sua marca. Lembre-se que a confiança gera satisfação e a fidelização de seu cliente!

Você tem uma boa dica de segurança que não foi listada aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

9 comentários

  1. Cris, achei este post muito educativo, principalmente para quem esta entrando de novato no Elo7, ira ajuda-los muito. Tenho observado algumas criticas com referência a elo7 (face-Vendedores Elo7), não querendo gerar polemica, eu não concordo com muitas coisas lá faladas, para mim o site funciona direitinho, nunca tive problemas com e-tichet, e-mail, etc…só tenho que elogiar, principalmente sobre o aspecto das condições de uso, somente artesão, nada “made in china” e quando observo algo deste tipo, rapidamente faça a denuncia e vcs retiram o produto do site, isto faz com que os artesãos não tenha esta concorrência desleal (preço), além de valorizar os artesões cadastrados. Continue com seus post orientativo!. Sumara

  2. Muito boas as dicas. Para depósito por envelope, espere liberar o dinheiro em sua conta, pois mesmo constando o envelope, o mesmo pode estar vazio e ao final, ser um golpe.

  3. O primeiro passo é super importante.. tem muitas lojas que possuem politicas que não estão de acordo com o código de defesa do consumidor e, quando dá alguma coisa de errado culpa a elo7… conhecimento é sempre importante para os negócios!!

  4. Adorei estou montando minha loja ainda e confesso o medo toma conta kkkk to arrumando ela ainda e as formas de pagamentos é uma coisa q me deixa apavorada.

  5. Adorei as dicas

  6. Eu não tenho o que reclamar, tenho uma boa relação com meus clientes e sempre mantenho os detalhes registrados, mando arte por e-mail, paletas de cores, amostras de tecidos e vez ou outra fotografo a peça antes de enviar e o cliente já diz o que acha, é melhor mesmo nos garantirmos e nos dedicarmos ao bom atendimento e a fidelização dos clientes…
    Ah e obrigada ao Elo7 pela minha vitrine que ficou uma graça e tem sido muito útil para divulgação dos meus produtos. Não tenho nada a reclamar quanto aos e-tickets e achei ótimo agora os produtos irem segurados…Enfim parabéns para nós, afinal somos todos uma grande família, bjin Path Ateliê Path Art

  7. Ótimas dicas! Obrigada! Fica a dica, eu só envio as artes digitais de meus produtos após a confirmação do pagamento pelo sistema.