Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 3 Atitudes vencedoras que todo artesão deve ter

3 Atitudes vencedoras que todo artesão deve ter

Portrait of smiling tailor near sewing machine

Você quer ser um profissional de artesanato bem sucedido? Então, precisa conhecer algumas atitudes que fazem parte da vida de todo o empreendedor de sucesso.

Ter um objetivo

O grande pensador Sêneca disse: “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe o porto aonde quer chegar”.

Imagine uma viagem de férias… Se você não definir o local aonde quer ir, como irá planejar a viagem? Como irá definir a rota? O meio de transporte? Os custos envolvidos? E tantas outras coisas… A ausência de um objetivo definido implica justamente em não saber aonde quer chegar.

Todo artesão que busca crescer profissionalmente, precisa estabelecer qual é o seu objetivo, definir metas para alcançar esse objetivo e planejar como irá executar essas metas. Com um objetivo definido, você terá claramente onde deve estar o foco de todas suas ações. Mas atenção, como falei no post “5 Erros que levam o artesão ao fracasso” todo objetivo deve ser mensurável e com data especifica.

Ajudar os outros

Você já ouviu falar da lei da Semeadura (também chamada de causa-efeito ou retorno)? Basicamente, é um princípio que diz: você colhe o que planta. Todas as fontes de sabedoria humana são unânimes nesse ponto: Bíblia, religiões, filosofia, química, física etc. – Será que todos estão errados? Não, a lei da semeadura é real e tudo que você faz volta como um bumerangue.

Se você plantar batata, não colherá bananas, mesmo que sua intenção tenha sido colher bananas. Tudo que você fizer de bom ou de ruim voltará multiplicado para você. Por isso, faça o bem, seja sábio, contribua para um mundo melhor e, principalmente, ame e ajude o próximo. Quando, você ajuda um colega, amigo, concorrente (é isso mesmo, ele é concorrente, não um inimigo) o maior beneficiado é você mesmo, pois cresce em conhecimento e aprendizado. Além disso, fatalmente, isso voltará para você e multiplicado.

Lembre-se: Sua vela não perde a luz ao acender outra.

Ser comprometido

Para você o que é comprometimento?

Segundo, John Maxwell, um dos maiores treinadores de líderes do mundo, o comprometimento significa algo diferente para cada pessoa:

– Para o boxeador, é poder se levantar mais uma vez depois de cair ao chão.

– Para o soldado, é chegar ao topo do morro, mesmo sem saber o que irá encontrar lá.

– Para o maratonista, é correr mais alguns quilômetros, mesmo depois de suas forças já estarem perto do fim.

O comprometimento sempre precede a conquista, entretanto, algumas pessoas desejam que tudo esteja perfeito antes de estarem dispostas a se comprometer com alguma coisa.  Se você deseja qualquer coisa que valha a pena, precisa estar comprometido. Acontece que a única medida que realmente importa para estar comprometido é a ação, por isso o comprometimento distingue os realizadores dos sonhadores.

Você está comprometido? Então, aja e pare de esperar o cenário perfeito. Tente mais uma vez, não desista, trabalhe um pouco mais, faça de maneira diferente.

Essas são algumas atitudes vencedoras que todo o artesão deve ter. Se você praticá-las farão uma enorme diferença na realização de seus sonhos e desejos.

Você já tem essas atitudes? Irá começar agora? Deixe seu comentário.

bool(false)
Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

Veja mais posts deste autor.

9 comentários

  1. Vera Cristina Gomes Bocchi

    Foi muito bom,me fez ver que estou no caminho certo,sou insistente e persistente,valeu foi de muita ajuda,me fez ver novos horizontes

  2. Obrigada pelas dicas, são bastante valiosas.

  3. Gostei da matéria e acredito que eu tenha essas atitudes :) Naquilo que está ao meu alcance eu ajudo sim e de boa vontade. Tenho um objetivo maior, e meu trabalho é meu meio de alcança-lo. Sou muito comprometida com o que faço, pq acredito no que faço, faço com amor. E é meu equilíbrio.

  4. Isso aíííííííí!!! O Futuro é AGORA!!!

  5. eu gosto muito de ajudar afazendo artesanato voluntario pra A P A E da minha cidade e pra PASTORAL DA CRIANÇA TODO FINAL DE ANO ESTAS DUAS ENTIDADES FAZEM BAZAR . A A PA E tem uma lojinha que funciona o ano todo

  6. Muito bom! Adorei seu texto, tem tudo a ver e acredito nessas três coisas, muito importantes em qualquer área que atue. bjs

  7. Elizabeth Vilarindo

    Muito bom as lembranças sobre as 03 atitudes que devemos ter perante nossas atividades sejam elas profissionais ou não. Avaliando-me percebi que preciso rever a 3ª atitude. Tenho inserido no DNA a mania de perfeição.

  8. Mais uma vez vc abordou aspectos importantes past para o crescimento do profissional da arte. Muito bom o texto.

  9. É legal essa questão de ajudar ao concorrente e não o ver como inimigo pois estou cansada de ouvir pessoas ao meu redor reclamando porque fulano fez isso ou aquilo que ele já faz ! eu acho que o sol brilha pra todos !