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3 dicas para vender mais no Natal e, de quebra, em 2015!

Paper gift box on wooden background

O que mais me perguntam em minhas consultorias e palestras é como e onde divulgar para vender mais.

Bem, são vários fatores que precisam ser levados em conta para que uma divulgação tenha sucesso e não seja só perda de tempo e dinheiro.

Mas, existe um meio simples e mais barato de conseguir mais vendas, e eu vou te contar qual é nesse artigo.

Quando falamos de vendas online, falamos sobre confiança.

Depois que o cliente já fez uma compra com você, recebeu o produto e se apaixonou, um sentimento de confiança é estabelecido.

Ele já conhece seu atendimento, já conhece a qualidade do seu produto, sabe que você entrega dentro do prazo e até já se encantou com a apresentação da sua embalagem!

Você que já tem esses clientes tem um tesouro nas mãos, pois já tem meio caminho andado para fazer novas vendas para esse mesmo cliente e até para os amigos dele.

Estamos perto não só do natal, mas do 13º salário, das férias e isso motiva as pessoas a renovar a decoração da casa, comprar presentes para as pessoas queridas, investir na aparência pessoal etc.

Então, fique atento às minhas dicas para vender mais agora e sempre:

Dica 1 – Crie um cadastro de clientes

Manter um cadastro detalhado e atualizado de clientes é importantíssimo!

E não adianta reclamar que não tem tempo, porque você não precisa fazer o cadastro todo num dia só.

Reserve 15 minutos todos os dias para criar esse cadastro e alimentá-lo com informações como nome, e-mail, cidade e estado do cliente, valor da compra, quanto pagou de frete, qual produto comprou, a cor ou a linha do produto, para que ou quem comprou o produto (ex: aniversário do filho, decoração da casa nova, presente de natal), e tudo o mais que você lembrar.

Aqui eu disponibilizo gratuitamente uma planilha de cadastro de clientes e te ensino como usá-la, para você começar agora!

Dica 2 – Deixe claro para o cliente que ele faz parte de um grupo especial

Se a primeira compra foi satisfatória é mais fácil haver a segunda, a terceira… é só dar atenção a esses clientes. Fazer com que eles se sintam especiais, parte da família!

Oferecer conteúdo e promoções exclusivas para clientes que já compraram em sua loja faz parte da construção da sua marca. Por meio disso, além de fazer novas vendas você também vai receber ideias para novos produtos, mais avaliações positivas e também indicações.

Você pode fazer isso por meio de e-mails enviados apenas para essa lista de clientes ou então criar um grupo no Facebook só para eles, por exemplo.

Analise qual é a melhor forma de entrar em contato com os clientes que já compraram com você e lembre-se: conteúdo relevante é mais importante do que frequência.

 Dica 3: Mantenha sua marca fresca na memória desses clientes

Vou dar um exemplo: no seu cadastro você tem alguns clientes que compraram produtos para decorar a casa no Natal de 2013. Você pode criar uma promoção exclusiva para esses clientes e enviar um e-mail com um novo produto para este Natal com os dizeres: “O Natal já está chegando novamente! Que tal renovar/completar a décor? Para você que já comprou com a gente, reservamos lançamentos/promoções especiais! Veja só…”

Fazer o cliente lembrar que já comprou um produto seu e ficou super satisfeito, faz com que a sua marca esteja sempre fresca na memória dele!

Ah! Isso também é ótimo para quem trabalha com lembrancinhas ou decoração de festas, viu!

Meu pai já dizia: “Vendedor bom não tem cliente: tem fã!”

Minha dica é que você coloque essas dicas em prática antes de pensar em como conseguir novos clientes. Eu sempre fiz isso e posso falar por experiência própria que dá certo!

Manter uma comunicação com quem já comprou de você, além de trazer mais vendas, vai ajudar a conseguir informações sobre seu público-alvo. Ai fica até mais fácil saber como e onde divulgar para conquistar clientes novos.

Inclusive, para você que deseja descobrir a identidade e o conceito da sua marca e quer alavancar as vendas em 2015, estou te convidando a participar da minha Oficina de Identidade e Criatividade, que será em São Paulo, onde vamos ter muitas práticas para você encontrar a identidade da sua marca, seu público-alvo, trabalhando com cores e criatividade. Será no dia 13 de dezembro (sábado), e você que é lojista Elo7 tem desconto. Vem conversar comigo!

E pra quem está querendo COMEÇAR a comercializar seus produtos com o pé direito, atenção! Em em dezembro farei um programa “Agora Vai” que terá 4 aulas por vídeo, sendo  1 aula por semana, com aproximadamente 1 hora de duração.  Quer saber mais? Conheça o programa e o resumo dele aqui.

Agora, mãos à obra!

Espero que tenham gostado, que coloquem em prática e me contem depois como foi, tá?

Grande abraço e até a próxima =D

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É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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29 comentários

  1. Letícia Marcondes

    Concordo com vc. Pq as minhas clientes antigas ,acabam contando pras amigas sobre o meu trabalho e o bom atendimento que dou. Isso é muito importante !

    • Nè, Letícia? E ai, você pode aproveitar cada vez mais isso e você mesma criar uma linguagem especial com seus clientes que já te conhecem e já confiam em você! <3
      Bjs.

  2. Muito Bacana, parabéns pelo Post.

  3. Adorei o post … principalmente o dizer do seu pai : ” Vendedor bom não tem cliente, tem fã ” …rs

  4. Adorei o post com dicas super úteis!!!

  5. Showww… em busca de fãssss…

  6. Já estou fazendo muito das dicas que você passou. Eu comecei a pouco tempo. E trabalho com papelaria personalizada.E já tenho cliente que já voltou para encomendar mais, e novos clientes que vieram porque conheceram o nossos personalizados em festa. Uso a sua planilha de cadastro, mas ela não tem espaço para deixar registrado novas compras do mesmo cliente. Então vou criar uma ficha individual – tipo um histórico do cliente. Gosto de me informar, e você está sendo muito importante neste início do meu negócio. Kau & Malu

    • Que bom poder ajudar!
      Olha, eu faço o seguinte: cadastro a nova compra do cliente com o nome dele e as informações sobre a nova compra. Existe uma forma de, a qualquer momento, ordenar esse cadastro em ordem alfabética, assim você vai saber quantas compras cada cliente realizou. ;-)
      Bjs. e obrigada pelo carinho!
      Jo

  7. Como Sempre dicas valiosas. Bjs e muito sucesso!!

  8. Que bom que estou só começando! Assim terei a oportunidade de começar certo! Obrigada Jô por nos ajudar a trilhar o caminho rumo ao sucesso! Bjos

  9. Poxa, queria uma opinião/avaliaçao sobre a minha loja. Nao estou vendendo bem, gostaria de vender mais, pois amo costurar! http://Www.elo7.com.br/emporiopaty

    • Oi, Fe!
      Dei uma olhada na sua loja, e amei seus produtos!
      As fotos são boas, as tags também!
      Em relação à loja, está tudo ok!
      O que você pode fazer é contratar o “destaque na busca”, que é um serviço opcional do Elo7 e que para mim sempre deu bastante retorno.
      Se precisar de mais dicas sobre como divulgar seu produtos, você pode participar do meu grupo de artesãos no Facebook. É gratuito: http://www.facebook.com/groups/craftersprofissionais
      Grande bj.
      Jo

  10. Jô eu não poderia utiliza o cadastro de clientes que o Elo7 disponibiliza na loja? Tenho desejo em fazer o cadastro, mas não sei como montar campanha que utilize o mesmo.

    • Olá, Mariana!
      Pode usar sim! Essa é uma facilidade do Elo7, né!
      É que o ideal é que você faça um cadastro bem completo, colocando até o tipo de produto que o cliente comprou, as cores… Quanto mais informação melhor. E ai, você pode enviar um e-mail para todos os clientes que compraram um certo tipo de produto, informando que outro que complementa o primeiro, entrou em linha! Esse é apenas um exemplo.
      Bjinhos.
      Jo

  11. Olá! Eu também adoro o mar! Achei suas dicas sensacionais e me deu uma luz incrível nas ideias! Obrigada!

  12. Dicas ótimas, vai ser a minha meta de ano novo, fazer o cadastro completo das clientes!

  13. adorei as dicas.
    Trabalho com artigo de decoração feltro e tecido.
    O tempo é quase que inimigo, mas vale 15 minutos dão toda diferença.
    Visite: http://nomundodasnuvensatelier.blogspot.com.br/

  14. Olá, tenho uma dúvida com relação as campanhas especificas para quem já é cliente. O Elo & não disponibiliza por exemplo um campo para cupom de desconto? Pois se quiser por exemplo dar em percentual de descontos para novas compras, vou fazer como?

    • Cris Oliveira

      Olá! Ainda não temos essa funcionalidade na loja, mas já está em estudo pela equipe de desenvolvimento do site. É provável que num futuro próximo já tenha a opção de dar cupons de descontos pelo Elo7 . ;)

  15. adorei! vou atrás dos meus fãs também!!

  16. Oi Jo!
    Mais uma vez, ótimas dicas! Você é danada na hora de dar dicas boas! rsrs
    Também quero aproveitar pra te pedir um conselho…
    Tenho um blog, que já tem uma fanpage, uma loja no Elo7, um e-mail próprio…enfim, já está bem “firmado” no mercado. Acontece que o nome que uso em todas essas situações é o nome do blog (Minhas Linhas e Eu), que é um nome apropriado para um blog de crochet e tricot, certo?
    Mas agora vou passar a trabalhar com peças mais sofisticadas, de vestuário feminino adulto (vestidos, por exemplo), e fico achando que esse não é um nome para uma “marca” de roupas (ainda que continuem sendo em crochet e tricot). Mas ao mesmo tempo fico com pena de jogar tantos anos de trabalho de divulgação (e tanto amor e carinho!) fora, para começar tudo de novo com um outro nome…o que fazer? Alguma idéia maravilhosa?
    Se puder ficarei muito grata!
    Beijos e até breve,
    Cris

    • Olá, Cristina!
      Que bom poder ajudar! =)
      Olha, as empresas crescem e expandem mesmo.
      Eu aconselho a realmente não jogar fora todos esses anos. Mas, é muito importante saber qual é o conceito da sua marca para que você também possa entender qual é o melhor mix de produtos para ela e quem é o publico-alvo, ou seja, quem vai se identificar com o que você oferece, com a história que a sua marca conta.
      Então, o nome é importante sim.
      Uma dica é segmentar a sua marca, ou seja, manter a “Minhas LInhas e Eu”, e criar uma nova loja para esse novo tipo de produto, com um nome mais de acordo.
      Esse foi um artigo que escrevi para o Blog do Elo7 quando passei por isso em 2011: https://blog.elo7.com.br/2011/08/segmentando-meu-negocio-por-joana.html#.VIriWzHF_Cs

      Acho que seria uma boa pra você. Porque você consegue através da marca que já tem, divulgar a nova marca. E talvez – se mais para frente perceber que vale a pena – fazer a transição e ficar somente com a marca nova…

      Bjs.

      Jo

      • Obrigada Jo!!!!!
        Queria mesmo sua opinião! Estava aguardando ansiosa…rsrsrs
        Vou seguir seu conselho. E pode deixar que volto pra te dar notícias sobre como as coisas vão indo!
        Beijos, um lindo Natal e um novo ano cheio de paz, amor e muitas realizações!
        Cris

  17. Joana, obrigado pelas dicas, muito boas . Eu já tive clientes que compraram mais de uma vez e também algumas que compraram por indicação de outra clientes.
    eu tenho cadastro de todas que já vendi .
    Abraços
    Hermina

  18. Bom dia Jo!!
    tenho esse teu post salvo nos meus favoritos pra eu estar sempre relendo hehehe
    Obrigada pelas dicas e realmente me ajudou a me conscientizar de algumas coisas e agora correr pra poder cada dia atender melhor os clientes.

    eu tenho duas dúvidas,se poder me ajudar também eu agradeço e ficarei imensamente feliz :D

    1. Você acha viável mandar um ficha pros clientes preencherem de cadastro? pra podermos incrementar ou completar as informações da planilha?

    2. Eu trabalho com feltro e tecido e nós estamos a 1 ano no mercado também. Trabalho juntamente com a minha irmã. Temos clientes novos e antigos, estamos com dificuldade nessa questão de organização, estamos atrasando nossas encomendas. :/ Não queria iniciar 2015 com atraso mas infelizmente não conseguimos e sei o quanto isso nos prejudica.
    Apesar disso, temos clientes que não nos deixam de jeito nenhum e isso nos orgulha muito sabe…mas a questão que quero trazer ainda é outra, nós fazemos feira 1x ao mês.
    Fizemos nossa segunda exposição e essa nos intrigou. Não tinha quem não passasse em nossa barraca e não parasse ou elogiasse. Mas não vendemos! Estamos nos perguntando pq..o que há de errado? O que temos que melhorar? Não sei se podes ajudar, mas acredito que qualquer dica será bem vinda hehe

    Abraços e muito obrigada!!

    Juh

    • Ola, Juh!
      1. Acho bem interessante mandar a ficha sim. =)
      2. Bem, quanto ao que você expôs sobre tempo, eu tenho um conteúdo falando sobre isso aqui: https://www.elo7.com.br/e-book-as-tres-fases-da-organizacao/dp/41ABC5 Inclusive, já fizemos até um Café com Chat aqui no Elo7 falando sobre esse tema.
      Quanto ao bazar, vários fatores podem levar à falta de venda: talvez o público do bazar não seja o mesmo público da sua marca, talvez os produtos que vocês levaram não eram o foco de compra do público, talvez o preço estivesse mais alto em relação ao que o público do bazar estava disposto a pagar… A gente sabe que participar de um bazar demanda tempo e investimento. Será que o tempo que vocês utilizam produzindo para o bazar não está atrasando as encomendas feitas pela loja? E será que está valendo a pena em relação à divulgação/vendas?
      Seria legal analisar isso melhor. Se desejar, pode entrar em contato pelo jolu.contato@gmail.com.
      Bjs.
      Jo