Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 5 erros que levam o artesão ao fracasso

5 erros que levam o artesão ao fracasso

post

Você almeja alcançar o sucesso como artesão? Sonha em ser um profissional reconhecido e respeitado por sua habilidade e trabalho? então, assegure-se de não cometer esses 5 erros que levam o artesão ao fracasso.

Erro 01 | Falta de foco

Você já reparou numa criança, em uma loja de brinquedos ou em frente a uma mesa cheia de guloseimas e doces?

No caso da loja de brinquedos, a criança corre para um lado e para outro e não toma uma decisão. Já na mesa de guloseimas tenta pegar o máximo possível de doces e muitas vezes, acaba deixando todos cairem no chão, ficando sem nenhum.

Esse comportamento infantil, reflete a realidade de muitos artesãos que não têm foco em seus objetivos. Isso normalmente acontece quando existem muitas oportunidades  ou possibilidades.

Seneca, um escritor e intelectual do império romano disse: “Se um homem não sabe a que porto se dirigir, nenhum vento lhe será favorável”.

Realmente, quando não se tem um foco nos objetivos, quando aparecer uma nova “oportunidade” ou “tendência”, o levará a não alcançar os resultados desejados.

Erro 02 | Falta de  objetivos

Pior do que não ter foco é não ter objetivos. E quando falo de objetivos, quero dizer objetivos mensuráveis, específicos e com datas definidas.

Veja dois exemplos de objetivos:

– Quero aumentar minhas vendas de artesanato.

– Quero aumentar as minhas vendas de artesanato em 50%, para chegar  a um faturamento de R$ 1500,00 (mensurável) e fazer a reforma da minha casa (específico) em dezembro de 2014 (data definida).

Outro exemplo:

– Quero viver somente de artesanato

– Quero em 3 anos (data definida) criar um ganho de R$ 4.000,00 mensais (mensurável). O que possibilitará de fazer do artesanato, minha principal fonte de renda (específico).

Percebe a diferença? No caso 2 de cada exemplo está claro onde, quando e como quer chegar ao objetivo.

Um erro comum depois de estabelecer os objetivos é ficar preocupado e focado na distância do objetivo. Na verdade, os esforços e preocupações devem ser concentrados nos próximos passos para alcançar o resultado desejado, ou seja no que é necessário fazer AGORA para chegar onde deseja.

Toda a grande construção é feita tijolo a tijolo…Isso significa que, por maior que seja seu sonho-objetivo,  ele será uma grande caminhada que começará pelo primeiro passo e será construído passo a passo, um de cada vez.

Então, estabeleça planos e metas mensais, semanais e diárias para alcançar seu objetivo. Essas metas devem ser os passos que você dará em direção ao seu objetivo e todo o seu esforço deve ser concentrado no próximo passo.

Você deve se preocupar sempre no que fez no dia de HOJE. Você evoluiu pelo menos um passo (mesmo que seja pequeno) em direção à sua meta?

Com a velocidade em que as mudanças ocorrem, até para se manter no mesmo lugar é necessário algum movimento. Se você não se mexer, nem que seja “um centímetro” para frente, daqui a 3 ou 5 anos estará no mesmo lugar ou pior. Pense nisso…

Erro 03 | Falta de persistência

Outro dia, falei sobre foco e o campo de oportunidades em que o artesão está. O fato de termos um mercado cheio de oportunidades é ótimo, mas pode ser prejudicial se você não tiver persistência e não esperar o tempo certo para colher aquilo que você plantou. É muito comum desistir na primeira adversidade ou dificuldade.

Preste atenção:

TODOS nós temos dificuldades e adversidades, porém, os vencedores serão aqueles que persistem e superam seus desafios, e não adianta colocar a culpa no governo, no marido ou na esposa, na plataforma de loja virtual, no tempo, na escola, no pai ou na mãe, nos filhos, ou se preferir, (preencha aqui com sua desculpa preferida).

Erro 04 | Falta de sacrifícios

O significado figurado da palavra sacrificio é “renúncia voluntária ou forçada de algo que se possui”.

Para alcançar seus objetivos é necessário fazer sacrifícios, isso significa, renunciar algumas horas de sono para se dedicar a um curso ou aula que irá aprimorar o conhecimento, deixar de ir à festa da amiga pois, precisa entregar a encomenda dentro do prazo e assim por diante.

O que precisamos entender é que tanto o sucesso como o fracasso exigem sacrifícios…a diferença é que o sucesso cobra o sacríficio antecipadamente, já o fracasso irá cobrar depois, mas com juros altíssimos.

Ou seja , o artesão bem sucedido se sacrifica agora para aproveitar depois. O fracassado não se esforça agora e se sacrifica depois (com juros).

Erro 05 | Se comparar com outros artesãos

Não cometa o erro de se comparar com outro artesão, seja concorrente ou não. Você não conhece todas as variáveis para poder comparar e normalmente comparamos o nosso “bastidor” com o “palco” do outro. Lembre-se: você está vendo somente o palco, você não conhece os bastidores.

A comparação correta que você deve fazer é com você mesmo no passado…a grande batalha é contra você mesmo. Com relação a ontem, quanto você evoluiu?

E para você, o que  leva o artesão a fracassar como profissional? Deixe sua opinião! ;)

 

;)

Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

Veja mais posts deste autor.

93 comentários

  1. Você tem toda razão. Obrigada!
    Li isso assim que acordei e ganhei novo gás

  2. Adorei o texto! Serve como chacoalhão e empurrão, rsrsrsrs Obrigada.

  3. Uauu super grata Eder! Excelente texto e ótimas observações!
    Abraço,
    Sara

  4. na verdade são 5 erros!!! amei, estou imprimindo pra colocar no meu quadro!!!

  5. mas claro no canta el gallo muchas gracias.

  6. Maravilhoso o conteúdo do texto, parabéns!!!

  7. Adorei a matéria.
    Luci

  8. Carlos Bruno

    Como de costume Eder – e como seu xarah, um dos melhores artilheiros que o futebol brasileiro jah teve – voce acertou essa cambota em cheio na redondinha que foi parar LAH no fundo da rede. GOLACO de post!
    Abracos Chicagoanos,
    CB

  9. Sabias palavras. Devem ser bem pensadas…

  10. Com certeza! Vc tem toda razão, Eder!
    Me sinto mais animada nessa manhã de segunda – feira…
    Obrigada pelas dicas !

  11. Muito bom! Dicas ótimas!

  12. Você acertou em cheio, estes são realmente os pontos principais que levam ao fracasso. Fujamos deles rsrsrsrsrsrsrs

  13. Como sempre arrasando nas dicas Eder Machado …

  14. Adorei as dicas, tanto para mim como para os artesóes que estáo comecando, continuar focado e continuar aprendendo sempre, nao parar de aprender estar sempre se mantendo atualizado, novas leituras do artesanato, criar e inovar sempre. Sumara

  15. Verdade Éder, fico indignada qdo um conhecido fala que eu não posso trabalhar de domingo, só eu sei porque estou lá, onde quero chegar, se eu olhar pra trás já avancem quilômetros e ainda tem chão… Bom dia a VC e a todos artesãos

  16. vaneza elias

    ótimas dicas obrigada!!!

  17. marco antonio

    muto bom

  18. obrigado pelas dicas agora irei focar realmente no que tem importancia para mim e meu futuro como artesã

  19. Adorei as dicas. Gostaria de saber o q fazer p alcançar objetivos da dica 2. Quais ações devo fazer p alcançar um determinado X em faturamento?
    Obrigada

  20. Obrigada Eder! Na verdade precisamos muitas vezes de ler e ouvir do outro para +poder acfreditar. algumas vezes fazemos as coisas até intuitivamente, mas quando ouvimos de alguém torna-se mais claro. Foi o caso. Obrigda pela sua exposição. Sem dúvida dá mais força, para entender e não desistir de correr atras do sonho! Bem haja!

  21. Muito bom !
    Comungo da mesma opinião, mas… NÃO É FÁCIL!…. mas… É POSSÍVEL !!!!
    Valeu, aguardo novas orientações.
    Obrigado
    Vera Abreu

  22. Arinda A. M. Gimenes

    Olá ! Li os texto gostei de tudo, acho que o puxão de orelha serviu para muitos.
    Eu gosto de artesanato, não sou criativa, a criatividade aparece de repente, qdo menos se espera, mas o artesanato na minha vida é robe, gosto de aprender novidades, mas não sobrevivo disso.
    Um forte abraço!!!

  23. Dicas importantes!! Adorei. Obrigada Eder!

  24. Luana Alessandra

    Excelente texto… adorei!!! Acredito que temos que sempre ter foco no nosso objetivo e, ainda precisamos sempre nos atualizar, seja em cursos como em formas de divulgar nossos trabalhos..

  25. Muito bom!Obrigada por nos ajudar sempre na caminhada.bjs

  26. GUIOMAR MEGETO

    BOA TARDE Gostei de todas as dicas estou tentando me corrigir MUITO OBRIGADA DEUS TE ABENÇOE continue assim

  27. Waleska Tufano

    O que foi mencionado neste texto tem td a ver com a minha experiência com artesanato. Meu produto na verdade é um produto sazional (chocolate), sendo assim me fez desistir várias vezes. Mas agora voltei e já estou colocando estes 5 itens em prática, isto é a mais pura verdade, estou neste vai e vem por 8 anos, e com certeza esses são verdadeiros erros.

  28. Perfeito, sábias palavras. Uma outra razão que aponto como fracasso de um artesão é não acreditar verdadeiramente no seu potencial, independente de se comparar ou não com outro artesão. Seu texto é ótimo para se colocar num quadro e ler todo dia. Obrigada.

  29. EVA ADRIANA DA SILVA

    ACREDITO QUE A FALTA DE CONFIANÇA, QUESTÃO DE SE PLANEJAR,

  30. Elaine Pereira dos Santos Kotarski

    Pois é, estou na fase de transformar meu hobby em negócio e estava cometendo exatamente 4 dos 3 erros. Preciso estabelecer metas, criar um foco ter um objetivo claro e parar de me comparar a outros artesãos.

  31. Olá Eder.
    Gostei muito destas dicas. Dá um ânimo novo. Obrigada.
    Um abraço

  32. Obrigada pela dicas. Parabéns.

  33. sueli pessoa

    O seu texto está muito claro e pertinente. Sou uma pessoa que acaba perdendo o foco, e estou me esforçando muito para me organizar e manter o foco

  34. Concordo que o principal é a falta de foco. Vemos muitos artesãos pulando de um ramo à outro, sem se dedicar e realmente se comparando. Pra colher é necessário plantar e entre essas 2 ações há o tempo e muitos querem resultados imediatos – problema constante do mundo atual. Boa matéria, abraços.

  35. Muito bom ler tudo isso, mas eu acho que o pior é a falta de objetivo mensuravel e com data, penso que ai está meu maior problema. Boa semana!

  36. Obrigada por suas dicas e comentários sempre tão oportunos.

  37. Na minha opinião, o que leva o artesão ao fracasso, é esperar que os outros trabalhem por ele.

  38. Ótimo texto… interessante que algumas dicas se aplicam não só ao artesanato, como à vida em si. Abraço!

  39. EXCELENTES DICAS,ADOREI!!!

  40. Muito bem colocado estes erros tão comuns para nós artesãos, na minha opinião a falta de foco é o que leva ao fracasso, porque eu acho difícil aquela pessoa que diz que faz de tudo um pouco progredir e ter sucesso.Obrigada pelo texto, volte sempre!

  41. Delma ITaliano

    Estou muito atenta as suas explicações e dicas,obrigado

  42. Adriana Felix

    Adorei os comentários ,estava precisando muito de alguém para me abrir a minha cabeça. Quero muito viver do artesanato ,mas me enrolo todas as vezes sem saber oque fazer como iniciar oque seguir tipo sei muitas técnicas gosto de várias. Será que eu deveria me especializar em uma
    só técnica?

  43. Para refletir, muitas pessoas acham um pequeno veio de ouro e ali ficam um bom tempo tirando pequenas quantias e quando estão bem pertinho do veio maior desistem… assim são muitas pessoas que descobrem seu talento e na primeira adversidade desistem. felicidades a todos e não desistam de seus sonhos….

  44. Adorei as dicas! Eu abro mão de fazer outras coisas para dedicar-me ao meu artesanato. Trabalho até no domingo e sinto- me realizada por isso.

  45. Concordo plenamente,mas tenho sim uma ressalva ..A plataforma precisa ter estabilidade necessária para dar suporte aos vendedores…De nada adianta todo gás e disponibilidade do artesão se a plataforma não funcionar bem…instabilidades constantes , acaba com nossas vendas virtuais!

  46. PARABÉNS EDER MACHADO!
    Boas dicas para um sucesso promissor.

  47. Gilma Monteiro da Costa

    Parabéns pelo texto, como sempre você é bem objetivo. Com certeza vai melhorar o caminho de muitos, artesãos ou não. Abraços de agradecimento.

  48. Darcy Oliveira

    Mto bem Eder, gostei das dicas e eu estou caminhando em passos firmes, começando a traçar minhas metas para concretizar os objetivos que tanto almejo. Um deles era qdo me aposentasse tocaria o artesanato para frente, e isso já foi concretizado, me aguarde que vou chegar lá.
    Um grande abraço.

  49. De todas as dicas a falta de foco é a mais importante. Sem foco não se consegue chegar a lugar nenhum, ficamos girando parados no mesmo lugar sem atingir os objetivos, mesmo sendo persistentes, mesmo fazendo sacrifícios. Obrigada pelas valiosas dicas. Vou aplicá-las em minhas atividades.

  50. Texto para reflexão dos que desejam começar. Foco, objetivo, persistência, sacrifício e confiança. São a chaves para vitória em qualquer campo da vida!

  51. Concordo com o texto! e faz alguns anos que ponho em pratica a dica da planilha e da lista de objetivos.Apesar que , saí do foco e deixei um pouco de lado por um tempo e me lasquei srsr .Fim do ano passado voltei com tudo com a lista de objetivos e me foi muito gratificante ver que já consegui em tão pouco tempo concluir quase metade de minha meta! Acho que o que mais faz as pessoas que trabalham no próprio negocio desanimar, não só artesãos, mas , micro empreendedores em geral, é que a maioria acha que o lucro vem a curto prazo, e que não precisa trabalhar tanto quanto um empregado de firma, por exemplo.E é totalmente o contrario! Você gasta muito mais do que ganha nos primeiros meses.E quando digo “primeiros” as vezes, é quase um ano srsr E tem que trabalhar muito, mas muito mesmo, até conquistar uma lista de clientela, uma lista de produtos… até achar um perfil que seja sua cara, no caso de artesãs, uma modelagem unica….isso leva tempo e muito dinheiro!é preciso ser persistente! beijo!!!

    • obrigada por escrever esssa mensagem,você está só me c
      onfirmado que estou no caminho certo

  52. Eder, obrigada pelo excelente texto! Bem direto e objetivo! Esclarecedor e importante para reflexão ! E acredito que outro fator seja fazer seu produto sem se preocupar com a qualidade e o capricho. Vejo muitos trabalhos com “visual” bonito mas sem nenhum cuidado no acabamento.

  53. Excelente dica achei pelo menos 2 erros que ando cometendo. Obrigada amigo Por tanto nos ajudar Vc e uma pessoa iluminadissima. Que Deus lhe abençoe dando força saúde para que Vc possa seguir em frente ajudando tanto assim as pessoas.

  54. Exatamente isso! Palavras sábias! Parabéns!

  55. Adorei! Tudo verdade, as dicas são sempre boas para nosso crescimento.

  56. Sim….poderia falar do artesão que está começando??

  57. Ótimo assunto! Vou procurar seguir as dicas!

  58. Bom dia! Obrigada pelas dicas,isso ajuda muito. Se não fizermos essas reflexões o trabalho não será produtivo por muito tempo,

  59. Ótimo texto…!

  60. De todas as etapas que levam ao artesão ao fracasso com certeza a pior é não ter persistência no que faz . Outra etapa que considero muito séria é não ter foco , e a frase “Se um homem não sabe a que porto se dirigir, nenhum vento lhe será favorável” foi perfeita.
    Não ter persistência e não nem foco estão de mãos dadas .
    Conseguindo essas duas todas as outras chegam ,devagar, mas chegam !!
    Bete

  61. Olá Bom Dia!! Na minha opinião o que leva o artesão a fracassar como profissionlal…é quando ele deixa de tratar cada cliente como se fosse a pessoa mais importante naquele momento! fazendo seu trabalho no automático como se fosse uma máquina realizando a tarefa! Eu particularmente adoro mimar meus clientes, faço com muito carinho cada encomenda tratando meu cliente como se ele fosse único! E estou tendo retornos financeiros e pessoais maravilhosos!! Um abraço..

  62. Uma dose de motivação diária…
    É assim que considero seus posts e todo o conhecimento que você transmite.
    Que Deus te abençoe a cada dia mais.

  63. Parabéns, um belo texto para refletirmos.

    Abraço
    Ricardo Gomes

  64. Nossa, ler isso nessa manhã é tudo que eu precisava.
    A Elo7 sempre nos ajudando, nos dando suporte e ânimo.
    Parabéns!!! E obrigada pelas dicas.

  65. Olá Eder obrigada mais uma vez pelas dicas, estarei colocando em pratica, até mais…..

  66. ROSA PEREIRA SILVA

    ADOREI, EDER, ÓTIMA MATÉRIA, VAI AJUDAR MUITO, OBRIGADO.

  67. Na minha terra isso se chama “tapa sem mão”.. rsrsrs. Adorei! Obrigada.

  68. Obrigada Éder suas dicas foram ótimas.

  69. Dicas maravilhosas, na vida em tudo se não planejar, não ter paciência e muita persistência no que queremos, nada adianta.

  70. Ótimas dicas. Vou seguir já!!!

  71. Excelentes dicas

  72. obrigada pela dica é de muita valia para mim

  73. Cleide Parente

    Muito boa as dicas! Vale sempre a pena!

  74. Adriana Ramos Silva

    Adorei as dicas e realmente para crescer profissionalmente é necessário fazer alguns sacrifícios. Agora vou colocar em prática. Bjs e obrigada

  75. Simone Kadine

    Precisa disso para dar uma renovada nos conceitos e nas ideias…veio em um momento muito oportuno para mim. Obrigada!!

  76. Boa dica! Pra mim o artesão fracassa exatamente quando não age como profissional, encara o trabalho e toma atitudes como se o que faz não passasse de arte terapia.

  77. Acredito ser importante atentar para além do que o texto nos direciona. Artesania como hobbie é uma coisa, você faz bem feito, com capricho e cuidados… Artesania como meio de vida, ou seja, viver de artesanato, exige, além destas características, uma visão EMPREENDEDORA e GESTORA DE NEGÓCIOS.

    Importantíssimo compreender que o artesão é: designer, comprador, fabricante, vendedor, administrador de empresa, administrador de logística e, acima de tudo, EMPREENDEDOR.

    O artesão cria suas peças com sua alma e costuma deixar parte de seu DNA em cada peça. Então, cada peça criada, produzida e vendida faz parte da ALMA do artesão. Por isso, cada artesão possui MARCA PRÓPRIA, assim como a sua digital. Sugiro aos artesãos criarem uma MARCA e a registrem (é um investimento, mas que vale a pena). Desta forma, seu negócio, seu modo produtivo será melhor assistido pelo mercado. Cabe ao ARTESÃO a construção da MARCA. Valorizem esta marca… a SUA MARCA…

    Procurem cursos de qualificação e capacitação que qualifiquem cada vez mais seus trabalhos, como uma Certificação.

    Por isso é extremamente importante aos artesãos do país que visualizem o seu trabalho artesanal como um negócio. Onde há contas a pagar e a receber, onde há planejamento financeiro, onde há um controle de estoque e de matéria-prima. Segundo o Sebrae, há quatro modos de ganhar dinheiro: ou você é empregado, ou você é autônomo, ou você é dono de um negócio, ou você é empresário. Eu diria mais. Um empreendedor é a soma dos quatro. Porque para viver de artesanato, é necessário ter uma visão estratégica de negócios, saber o melhor momento para aumentar ou baixar os preços, precificar seus produtos, verificar a questão de rentabilidade e lucratividade. E ainda, saber como e quando e quanto investir e como investir, seja em cursos de capacitação e melhorias de técnicas, seja na aquisição de novas matérias-primas ou ainda, na aquisição de máquinas. Por isso é que sugiro aos ARTESÃOS de todo o país…tornem-se EMPREENDEDORES… vocês são responsáveis por 3% do PIB Nacional…

  78. Na minha opinião um erro que pode levar ao fracasso é se deixar levar pelo ego! Acreditar que faz o melhor e mais original trabalho do mundo e dar as costas as sugestões dos clientes. Com isso voce se distancia do alvo e deixa de evoluir.

  79. Emely Correa

    Na minha opinião o que leva o artesão ao fracasso (um dos motivos) – ele inicia com todo o gás, começa a ter suas encomendas, pega algumas boas encomendas e de repente em virtude daquele dinheirinho a mais que entrou naquele momento ele diminui seu ritmo de trabalho achando que outros pedidos maiores surgirão tão facilmente.
    O sucesso do artesão se dá pelo seu esforço continuado, meta de trabalho diário, não desistir com as dificuldades.

    Tudo isso já aconteceu comigo e aprendi a lição.

    Beijos carinhosos!

  80. Para mim, o artesão que não tem originalidade e só copia os outros, também está fadado ao fracasso. Não se atualizar e deixar de aprender sempre, também nos afasta do sucesso.

  81. Ótimas dicas. Ajuda a continuar, continuar…

  82. Na minha opinião o que pode levar o artesão ao fracasso realmente é não ter foco e desanimar com os problemas.
    Adorei as dicas, serão guardadas e utilizadas com grande valia…bjokas, muito obrigada!

  83. Excelentes dicas,tava meio sem rumo e isso me deu um up,persistência sempre,muito obrigado essas dicas me ajudaram muito.

  84. Alem destes 5 itens que você enumerou, também tem a procrastinação, que nos faz deixar tudo pra amanhã. Obrigada pelas dicas, são muito boas. Um abraço.

  85. Janete Teixeira

    Amei as dicas, vieram numa ótima hora. Para mim hoje a maior dificuldade é com a matéria prima. Tá difícil achar variedade e qualidade.

  86. Maria Lucia Torres De Melo

    Fiquei muito animada com tudo que li e concordo com você. Parabéns pelo dom de transmitir entusiasmo as pessoas.

  87. Eder Machado essas dicas todas sao validas pra qualquer trabalho nao so para o artesanato tenho observado isso em minha vida pessoal

  88. ESSAS PALAVRAS ME DERAM UMA CORAGEM,PRA QUE EU NÃO DESISTA DOS MEUS SONHOS E PROCURE ME MELHORA CADA VEZ MAIS NO MEU TRABALHO AMEI A SUA FRASE SOBRE O ARTESÃO

  89. Jaqueline Ferreira

    Quero receber as dicas dos seu blog sempre!!!!

  90. Lourdes Dias

    Grata por este artigo, muito interessante, coisas que a gente passa sem perceber.