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5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais

Neste post vou compartilhar com você 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais. Mas primeiro, me responda: para quem você vende?

5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais

Tenho certeza que a grande maioria respondeu: “Oras, vendo para quem quiser comprar! Vendo para todo mundo!”
Porém, quero te dizer uma coisa: nem as grandes marcas, as marcas mundiais, vendem “para todo mundo”.
A primeira coisa que você precisa fazer para efetivamente vender mais é descobrir quem é seu público-alvo e MANTER O FOCO NELE!

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Identificando o seu público-alvo

Público-alvo é um grupo de pessoas com algumas características em comum – como gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica, faixa salarial etc – que podem estar interessadas em comprar o seu produto. Ou seja, são seus potenciais clientes.
Quanto mais detalhes você tiver da pessoa que precisa dos seus produtos – não só do grupo – melhor, pois mais efetiva será sua divulgação, trazendo mais vendas.

Por exemplo, você pode me dizer que seu público-alvo são “mulheres de todas as idades”. Mas, aí eu te pergunto: você acha que uma mulher de 18 anos – solteira e ainda morando com os pais – uma mulher de 35 anos – casada e com filhos pequenos – e uma mulher de 60 anos – já aposentada e com filhos criados -, possuem os mesmo interesses, ou necessidades, ou ainda problemas? Claro que não!

Portanto, a estratégia de divulgação vai ser totalmente diferente para cada uma dessas mulheres. Mas como eu vou saber isso? Darei as 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo. Você promete que vai colocá-las em prática, ok?

Dica 1: Cadastro de clientes

Faça um cadastro detalhado de seus clientes com:

– Nome, e-mail, endereço completo, data de aniversário, produto adquirido, cor ou modelo do produto, valor total da venda, valor do frete, se é um cliente especial, se tem alguma observação sobre o cliente ou a compra.

Eu sei que você não tem tempo. Estipule o cadastro de 5 clientes por dia, ou então, 15 minutos por dia para se dedicar a este cadastro, por exemplo. E faça!

Você encontra uma planilha de cadastro de clientes para download gratuito no meu site.

Dica 2: Pesquisa com quem já comprou

Depois do cadastro de clientes feito, envie um e-mail para todos os seus clientes com um questionário com perguntas como:

– Qual a sua faixa etária, estado civil, cidade, se tem filhos e qual faixa etária, se trabalha, faixa salarial, etc.

Peça para a pessoa NÃO informar o nome e deixe isso bem claro na pesquisa. Algumas informações são muito pessoais e a sua intenção é ter informações sobre o grupo no geral.

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Dica 3: Pesquisa nas redes sociais

Você também pode fazer várias destas perguntas nas redes sociais como no Facebook, por exemplo:

– “Gente, preciso de uma ajudinha aqui:que Estado você está?”
– “Você tem filhos? Quantos e qual a idade deles?”
– “Como conheceu a nossa loja?”

As pessoas gostam de participar e ter suas opiniões ouvidas! Faça mesmo que achar que terá poucas respostas.

Dica 4: Observe grandes marcas

Por exemplo, se você vende bolsas, fique de olho em como as grandes marcas que vendem o mesmo ESTILO que você (mesmo não sendo artesanais), fazem em suas ações de marketing.

– Como elas falam? Quais palavras utilizam? Quais cores se destacam nas propagandas? Que tipo de pessoa aparece nas propagandas?

Isso também pode ser uma boa indicação de qual poderia ser seu público-alvo e como você poderia se comunicar com ele.

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Dica 5: Pense como o cliente

Se você usa seus próprios produtos é mais fácil. Se não usa, converse com aquela amiga, tia, prima ou colega de trabalho que já comprou seus produtos. Às vezes sua ideia para aquele produto pode ser maravilhosa, mas você deve pensar em quem vai PRECISAR dele a ponto de comprá-lo.

Todas as informações coletadas por meio destas pesquisas serão importantes. Isso fará com que você tenha consciência de quais são os problemas que seus clientes têm e como seus produtos vão ajudar a resolvê-los.

Saber quais são os interesses desse público e o que faz com que eles decidam comprar, proporciona a você:

– Mais clareza para decidir quais produtos devem estar em linha, oferecendo compras casadas, por exemplo.
– Qual é o prazo de produção das peças que será mais benéfica para o cliente.
– Qual valor pode ser cobrado, avaliando o custo-benefício (e não só o custo do material ou o preço da concorrência).
– Onde essas pessoas estão (redes sociais, revistas, bazares, grupos, blogs etc), fazendo com que você foque sua divulgação onde o maior número de possíveis clientes está.

Saber quem é o seu público-alvo traz mais profissionalismo para a sua marca, maior facilidade e agilidade nas decisões e tempo de qualidade para criar e ver sua loja do coração se desenvolvendo!

Me conta o que achou dessas 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo. Espero que coloque as dicas em prática e tenha muito sucesso e felicidade em seu negócio!

Grande beijo e até a próxima. ;)

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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