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5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais

Neste post vou compartilhar com você 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais. Mas primeiro, me responda: para quem você vende?

5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo e vender mais

Tenho certeza que a grande maioria respondeu: “Oras, vendo para quem quiser comprar! Vendo para todo mundo!”
Porém, quero te dizer uma coisa: nem as grandes marcas, as marcas mundiais, vendem “para todo mundo”.
A primeira coisa que você precisa fazer para efetivamente vender mais é descobrir quem é seu público-alvo e MANTER O FOCO NELE!

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Identificando o seu público-alvo

Público-alvo é um grupo de pessoas com algumas características em comum – como gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica, faixa salarial etc – que podem estar interessadas em comprar o seu produto. Ou seja, são seus potenciais clientes.
Quanto mais detalhes você tiver da pessoa que precisa dos seus produtos – não só do grupo – melhor, pois mais efetiva será sua divulgação, trazendo mais vendas.

Por exemplo, você pode me dizer que seu público-alvo são “mulheres de todas as idades”. Mas, aí eu te pergunto: você acha que uma mulher de 18 anos – solteira e ainda morando com os pais – uma mulher de 35 anos – casada e com filhos pequenos – e uma mulher de 60 anos – já aposentada e com filhos criados -, possuem os mesmo interesses, ou necessidades, ou ainda problemas? Claro que não!

Portanto, a estratégia de divulgação vai ser totalmente diferente para cada uma dessas mulheres. Mas como eu vou saber isso? Darei as 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo. Você promete que vai colocá-las em prática, ok?

Dica 1: Cadastro de clientes

Faça um cadastro detalhado de seus clientes com:

– Nome, e-mail, endereço completo, data de aniversário, produto adquirido, cor ou modelo do produto, valor total da venda, valor do frete, se é um cliente especial, se tem alguma observação sobre o cliente ou a compra.

Eu sei que você não tem tempo. Estipule o cadastro de 5 clientes por dia, ou então, 15 minutos por dia para se dedicar a este cadastro, por exemplo. E faça!

Você encontra uma planilha de cadastro de clientes para download gratuito no meu site.

Dica 2: Pesquisa com quem já comprou

Depois do cadastro de clientes feito, envie um e-mail para todos os seus clientes com um questionário com perguntas como:

– Qual a sua faixa etária, estado civil, cidade, se tem filhos e qual faixa etária, se trabalha, faixa salarial, etc.

Peça para a pessoa NÃO informar o nome e deixe isso bem claro na pesquisa. Algumas informações são muito pessoais e a sua intenção é ter informações sobre o grupo no geral.

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Dica 3: Pesquisa nas redes sociais

Você também pode fazer várias destas perguntas nas redes sociais como no Facebook, por exemplo:

– “Gente, preciso de uma ajudinha aqui:que Estado você está?”
– “Você tem filhos? Quantos e qual a idade deles?”
– “Como conheceu a nossa loja?”

As pessoas gostam de participar e ter suas opiniões ouvidas! Faça mesmo que achar que terá poucas respostas.

Dica 4: Observe grandes marcas

Por exemplo, se você vende bolsas, fique de olho em como as grandes marcas que vendem o mesmo ESTILO que você (mesmo não sendo artesanais), fazem em suas ações de marketing.

– Como elas falam? Quais palavras utilizam? Quais cores se destacam nas propagandas? Que tipo de pessoa aparece nas propagandas?

Isso também pode ser uma boa indicação de qual poderia ser seu público-alvo e como você poderia se comunicar com ele.

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Dica 5: Pense como o cliente

Se você usa seus próprios produtos é mais fácil. Se não usa, converse com aquela amiga, tia, prima ou colega de trabalho que já comprou seus produtos. Às vezes sua ideia para aquele produto pode ser maravilhosa, mas você deve pensar em quem vai PRECISAR dele a ponto de comprá-lo.

Todas as informações coletadas por meio destas pesquisas serão importantes. Isso fará com que você tenha consciência de quais são os problemas que seus clientes têm e como seus produtos vão ajudar a resolvê-los.

Saber quais são os interesses desse público e o que faz com que eles decidam comprar, proporciona a você:

– Mais clareza para decidir quais produtos devem estar em linha, oferecendo compras casadas, por exemplo.
– Qual é o prazo de produção das peças que será mais benéfica para o cliente.
– Qual valor pode ser cobrado, avaliando o custo-benefício (e não só o custo do material ou o preço da concorrência).
– Onde essas pessoas estão (redes sociais, revistas, bazares, grupos, blogs etc), fazendo com que você foque sua divulgação onde o maior número de possíveis clientes está.

Saber quem é o seu público-alvo traz mais profissionalismo para a sua marca, maior facilidade e agilidade nas decisões e tempo de qualidade para criar e ver sua loja do coração se desenvolvendo!

Me conta o que achou dessas 5 dicas para descobrir qual é o seu público-alvo. Espero que coloque as dicas em prática e tenha muito sucesso e felicidade em seu negócio!

Grande beijo e até a próxima. ;)

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É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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17 comentários

  1. Adorei, muito útil, vou começar a usar já :)

  2. Dicas super valiosas! Amei!

  3. MUITO OBRIGADA PELAS DICAS ! JA COMECEI A FAZER E OBTIVE MUITO BONS RESULTADOS. AMEI !!

  4. Adorei as dicas, vou filtrar algumas coisas e incluir outras. Muito obrigada !!!

  5. Gostei da matéria, mas não acho que sejam necessárias tantas perguntas, como idade, quantos filhos têm etc… o ideal é ver que produtos mais saem , quais mais têm vendas, ou pedido de orçamento.Eu trabalho com tudo quanto é tipo de peças. De potes de cozinha até noivinhos ,enfeites de maternidade , e pelos meus pedidos eu já consigo saber que meu maior publico são mães tanto gravidas quanto de crianças maiores por conta das lembrancinhas e noivas, por conta dos noivinhos para bola e lembrancinhas de casamento… então tento inovar nesses itens!

    • Jose Martins Filho

      Carla, vc chegou a uma conclusão própria do Perfil do seu cliente, porem, a escritora esta sendo mais abrangente, e precisa colocar as coisas de forma a ser profissionalizante e que atinja todos os perfis de empreendedores. Parabens por vc ja ter tido a Preocupação de saber quem e seu cliente. Sempre da pra melhorar. Abracos e sucesso.

  6. Ruth Sá Ramos

    Gostei muito das dicas, vou tentar fazer!!!!!!

  7. Adorei as dicas! Vou fazer com certeza!

  8. No meu caso, Bebê Reborn tenho que levar em consideração duas figuras: a criança que vai pedir de presente e o adulto que vai comprar efetivamente! Tenho que conquistar os adultos mais que as crianças . Tarefa que traz um desafio. Não tenho prática e gostaria de algumas sugestões.

  9. Adorei! Dicas claras e diretas!

  10. Vou fazer uso da planilha….. me organizo melhor……

  11. mãos de fada

    Adorei, ainda tenho poucas clientes, então vou começar a fazer o que vc sugeriu!!!!

  12. Gostei muito…é claro que cada um se adapta melhor a sua realidade… no meu caso sei qual o meu público, pelo estilo bem próprio de ser … o despojado, o inovador, o criativo… como me sinto, pois tive necessidade de criar algo diferente para mim e depois coloquei a arte para o mundo… noto que os clientes tem um perfil parecido com o meu…artístico

  13. Suas dicas são maravilhosas! Tanto para que nós encontremos nosso “cliente alvo” e para que cuidemos muito bem dele depois. Quando bolei meu negócio, sempre tive em mente que o cadastro do cliente, com dados completos e uma assistência constante a ele, são vitais.
    Ainda não vendi nada pela elo7, embora pessoas “despojadas, inovadoras e criativas”, como disse Nieta, gostem dos meus tapetes e me comprem. Agora fiquei sabendo do destaque aos produtos e vou providenciar, mas ficaria feliz se todos que puderem me ajudar, dessem uma olhada carinhosa na minha loja e me dessem sugestões. Sei que fiquei meio desanimada e tenho dado pouca atenção a loja, onde ainda falta incluir produtos e melhorar a apresentação.
    Mas quero muito que dê certo! Receberei com prazer dicas e críticas. Sucesso para todos nós! http://www.elo7.com.br/fioemequilíbrio – Maria do Socorro

  14. Olá amiga, passando para lhe deixar um carinho, e já estou te seguindo,beijokas

    Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir
    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou
    Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração
    Pois seja o que vier,
    venha o que vier Qualquer dia,
    amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

    _________Amigo é ____________Amigo é c
    ______Amigo é coisa _______Amigo é coisa pr
    ____Amigo é coisa pra s___Amigo é coisa pra s
    ___Amigo é coisa pra se guardarAmig_______Amig
    __Amigo é coisa pra se guardarAmig_________Amig
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é _______Amig
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é cois______A
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pr__Ami
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra s_A
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra se
    Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra se
    _Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra s
    __Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa pra
    ____Amigo é coisa pra se guardarAmigo é coisa
    ______Amigo é coisa pra se guardarAmigo é c
    _________Amigo é coisa pra se guardarAmi
    ____________Amigo é coisa pra se guar
    ______________Amigo é coisa pra se
    _________________Amigo é coisa
    ___________________Amigo é c
    _____________________Amigo
    ______________________Amig
    _______________________Am

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