Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 5 dicas para trabalhar em casa sem estresse

5 dicas para trabalhar em casa sem estresse

5 dicas para trabalhar em casa sem estresse
Por Karine Drumond, da Negócio de Mulher

Poder fazer seu próprio horário, ficar mais próxima da família, evitar longas horas de engarrafamento ou simplesmente pelo prazer de estar em sua própria casa. Existem mil e um motivos para você optar por trabalhar em casa, mas de uma coisa a gente tem certeza: no início, nem tudo são flores. Se você está começando a organizar o seu trabalho em casa ou se está no meio deste processo de transição e se perguntando “Como unir produtividade ao prazer de trabalhar em casa”?, aqui vão algumas dicas que nós tentamos aplicar no nosso dia a dia:

1. Separe seu ambiente de trabalho

escritório em casa

Se você trabalha em casa, organize e separe seu ambiente de trabalho e o identifique como seu escritório com uma plaquinha ou desenho. Assim seu cérebro entende que você está trabalhando e não em casa. As outras pessoas da casa também ficam avisadas.

2. Defina seu horário

trabalhe em casa

Defina seu horário de trabalho. Já que está em casa, vale uma escapadinha para descansar nas pausas para o café ou um cochilo quando estiver morrendo de sono, mas é importante ter um horário definido para começar e principalmente para parar, assim você se acostuma mais fácil com a disciplina e aproveita o melhor dos dois mundos.

3. Defina metas diárias e semanais e organize suas tarefas

trabalhe em casa

Organize as tarefas do dia seguinte antes de “fechar o escritório” e comece o dia seguinte eliminando as tarefas mais rápidas antes mesmo de abrir o seu email (essa é a dica master de produtividade de muitos experts).

4. Crie um ambiente organizado e inspirador

trabalhe em casa

Ter um ambiente de trabalho organizado e agradável pode fazer milagres pelo seu humor! Disso nenhuma de nós – mulheres criativas – tem dúvidas, certo? Pendure pôsteres com frases divertidas e motivacionais e crie um quadro de referências visuais. São ótimas ideias para sentir-se estimulada e não perder o pique! Evite também usar cores vermelho ou laranja pois podem aumentar o nível de estresse.

Se o que falta é inspiração, divirta-se com as ideias de organização e decoração que selecionamos acima! Também vale uma busca rápida no Pinterest, tem sempre um ateliê inspirador pra gente ter mais ideias de como deixar nosso cantinho mais interessante e produtivo.

5. Mantenha a motivação

trabalhe em casa

Talvez a dica mais importante. Em casa e longe dos colegas de trabalho, pode acontecer de você se sentir desmotivada ou perder o foco. Por isso, é preciso achar uma forma de manter-se motivado e assim ter sucesso em seus negócios. Encontre o que te deixa motivada. O que te fez querer trabalhar em casa? Os bons rendimentos? Ser sua própria chefe? A liberdade de horários? Lembre-se sempre do que a motiva e o que faz você feliz. Motivação aumenta a produtividade.

(imagens do post: La Factoría Plástica / Pinterest / Estúdio Criativo Negócio de Mulher)

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.