Home | Negócio Criativo | 5 Maneiras de baixo custo para atrair clientes ideais e aumentar suas vendas

5 Maneiras de baixo custo para atrair clientes ideais e aumentar suas vendas

Nós já compartilhamos várias dicas sobre formas de divulgar sua marca e seus produtos. Mas será que você está atingindo as pessoas certas? Isso pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Neste post vou compartilhar 5 maneiras de baixo custo para atrair clientes ideais e aumentar suas vendas.

5 Maneiras de baixo custo para atrair clientes ideais e aumentar suas vendas

5 Maneiras de baixo custo para atrair clientes ideais e aumentar suas vendas

Quem exatamente são os seus clientes ideais? Podem existir várias respostas para essa pergunta, mas para mim, é aquela pessoa interessa pelo produto ou serviço pois reconhece valor nele e entende o valor cobrado. É aquela pessoa que valoriza o seu trabalho como empreendedor criativo.

1. Procure estar onde o seu cliente ideal está

Você sabe quais redes sociais, grupos de Facebook e eventos o seu cliente ideal frequenta? É interessante parar para refletir sobre isso para que você entenda quais soluções você pode oferecer para as dores do seu cliente ideal. Para isso você pode participar de grupos do Facebook relacionadas ao seu nicho, ir a eventos e feiras para conhecer as novidades do seu mercado, seguir as postagens de influenciadores que os seus clientes possam se interessar, etc.

2. O mercado é você quem faz

Claro que é preciso achar um bom nicho, com público-alvo certo e lucro garantido. Mas isto não significa que você não possa criar suas próprias oportunidades. Desta forma:

  • Entenda os problemas de seus clientes e ofereça soluções a eles. Isto pode parecer algo difícil, mas não é. Esteja atento ao que lhe pedem;
  • Saiba aproveitar todas as sugestões, elogios e críticas que receber. Isso é o que vai ajudá-lo a entender o rumo que deve levar o seu negócio e ter sucesso;

3. Faça parcerias

Fazer parcerias com empresas que tenham serviços ou produtos relacionados (e não concorrentes) ao que você oferece é uma grande sacada! Isso porque atrair clientes é algo que está ligado à transmitir credibilidade e, se você tem uma empresa parceira, a base de clientes dela naturalmente estará disposta a dar um voto de confiança para sua solução.

4. Ofereça conteúdos ricos

Uma das formas de gerar valor ao seu cliente é oferecer conteúdos que solucionem algum problema ou forneçam alguma dica. Nem sempre uma postagem precisa gerar vendas, o intuito aqui é gerar relacionamento e conexão. Quanto mais um seguidor se conectar à sua marca, maiores serão as chances dele realizar uma compra em sua loja.

Se você está sem ideias sobre quais tipos de conteúdos publicar, vamos dar algumas sugestões criativas para você se inspirar:
  • bastidores da sua produção
  • materiais utilizados na confecção de seus produtos
  • fotos dos seus produtos embalados
  • fotos enviadas por clientes usando seu produto (não esqueça de sempre dar incluir o nome do cliente nos créditos da imagem)
  • dicas sobre utilização de seus produtos (ex: dicas de decoração, moda, tendência em festas e casamento)
  • fotos do seu atelier
  • passo a passo ensinando uma técnica ou dica criativa relacionada ao seu produto
  • dicas para conservar o seu produto

5. Responda as mensagens com rapidez

Dedique uma hora por período do dia para responder mensagens e e-mails. Assim você não perde o foco nas atividades de produção e consegue manter um relacionamento saudável e ágil com seus clientes. Além disso, responder prontamente às mensagens passa confiança e credibilidade à sua loja. Nossos estudos mostram que uma pergunta respondida em até 10 minutos, tem o aumento de 30% de chances de virar um pedido, comparado se a resposta vier 2 ou 3 horas depois da pergunta enviada.

No Elo7 e no Talk7, você pode criar mensagens prontas para agilizar o processo ao fazer o cadastro de respostas às perguntas mais frequentes. Saiba mais aqui.

Veja também:

+ Satisfação e fidelização dos clientes: como diferenciar sua marca

+ 7 coisas que os clientes procuram em sua loja do Elo7

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.