Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Hands working on throwing wheel, master class of studio pottery

Aprender é sempre bom. Já dizia meu pai, conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Aprender uma nova técnica artesanal é melhor ainda! Em muitos casos, além de ser uma distração, há como associar a técnica que você já domina com outra. Quer um bom exemplo? Você domina a arte da marcenaria. Que tal se aprofundar na pintura? Ou então associar a costura com o bordado à mão? Não é bacana agregar ainda mais valor ao seu produto? Ou ainda descansar as agulhas do crochê e distrair-se com o mosaico, só para variar um pouco?

Animou-se para pensar fora da caixinha e aprender algo diferente? Siga algumas dicas para aproveitar ao máximo o aprendizado de uma nova arte!

Seamstress working with sewing machine. rear view

 1. Pesquise, pesquise e pesquise.

Gostou de uma técnica artesanal? Não conhece nada sobre o assunto? Antes de qualquer coisa, procure conhecer um pouco da técnica e suas origens. O artesanato é rico em referências culturais, seja a técnica que for. Procure referências na Wikipedia, bibliotecas, sites especializados, revistas… Se tem uma coisa nessa vida que vale acumular é o conhecimento!

2. Invista no aprendizado.

E quando digo investimento não me refiro somente à parte financeira, mas principalmente em tempo. Fique de olho na agenda de cursos de artesanato do Elo7 em parceria com a EduK. Dedique-se a ver vídeos pela internet (ah! Vale a pena descobrir o nome inglês da técnica artesanal que queira aprender. Há ótimas referências em imagens e vídeos em inglês!). Cursos e pesquisas levam tempo, mas valem a pena!

3. Conheça alguém que conhece alguém.

Quer aprender arraiolo (linda técnica de tapetes bordados à mão, típica de Portugal), mas está difícil encontrar aulas por aí? É hora de por em prática seu networking! Há sempre alguém que conhece alguém que domine a técnica. Aproxime o contato com quem possa te ajudar e demonstre seu interesse em aprender. Geralmente quem domina uma técnica tem prazer de transmitir seu conhecimento para um entusiasta.

Crochet

4. Arrisque.

Invista algum dinheiro em materiais. Se estiver apenas começando e, principalmente se não tem certeza de que vai levar a sério a técnica artesanal, não exagere ao adquirir materiais, pois caso não leve o aprendizado adiante, não haverá frustração.

5. Keep calm.

Quer aprender uma nova técnica? Então vá com calma. Não inicie com grandes projetos ou peças elaboradas, pois a dificuldade inicial pode virar frustração. Absorva cada detalhe, cada fase do aprendizado. Para quê ter pressa, não é mesmo?

6. Divida para multiplicar.

Você é artesã, criativa e Fora de Série, então certamente já domina alguma técnica. Que tal dividir e multiplicar o conhecimento? Domina o crochê como ninguém, mas não entende quase nada de costura? Ofereça uma “troca” àquela amiga que pode te ajudar! Transmita o seu conhecimento, principalmente a quem tem algo a transmitir para você também.

7. Colecione referências.

Visite sites estrangeiros, busque referências no próprio Elo7, crie uma conta no Pinterest e crie um board para pinar referências, favorite vídeos, blogs, encontre grupos no Facebook com o mesmo interesse…  Crie uma pasta em seu computador ou use o Evernote para reunir conteúdos relacionados à técnica em vista.

Temos tantas possibilidades, tantos dons que ainda não sabemos, tantos talentos a serem ainda descobertos… Vale a pena arriscar-se e aprender algo diferente. E mesmo que seja por distração ou não leve a técnica adiante, tenha certeza de que o tempo não foi perdido, afinal, você pode se orgulhar de saber o nome daquele ponto de bordado e fazer bonito por aí, esbanjando conhecimento!

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

4 comentários

  1. Marcela Stump

    Adorei o post, Cris! Me animou a me aprimorar em outras áreas criativas! <3

  2. AMEI O POST; POIS NOSSO PAÍS É TÃO MULTICULTURAL, PORQUE NÃO TRADUZIR ISSO EM NOSSO TRABALHO?!

  3. Adorei o post..já faz algum tempo que estou namorando outras técnicas, só falta abraçar…