Home | Negócio Criativo | 6 Dicas para permanecer criativo durante a crise

6 Dicas para permanecer criativo durante a crise

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, mas uma competência que pode ser desenvolvida. Em tempos de quarentena, para algumas pessoas, é mais difícil exercitar a criatividade com esse cenário desafiador. Para te ajudar nesse momento, separamos 6 dicas para te ajudar a permanecer criativo durante a crise, vem ver!

Como permanecer criativo durante a crise

1. Utilize o Pinterest

O Pinterest é uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias. Você pode encontrar inspirações e criar pastas para reunir diversas referências sobre assuntos do seu interesse. Se você não conhece essa rede social, ou não a utiliza com frequência, eu te aconselho a repensar sobre isso pois essa ferramenta é muito poderosa para estimular a criatividade. Separe alguns minutos do seu dia e navegue pelo oceano de inspirações do Pinterest.

2. Aproveite o tempo livre em casa para consumir arte

Existe muita inspiração por trás da criatividade e, portanto, é fundamental nutrir sua mente com coisas que possam te inspirar. Leia livros inspiradores, assista filmes, veja fotografias, pinturas ou qualquer outra coisa que desperte algo dentro de você. Use a criatividade dos outros como um combustível para a sua!

+ Encontre os insumos que precisa para se lançar na criatividade

3. Aprenda algo novo

Aproveite este período para aprender algo novo. Pode ser qualquer coisa: um prato, uma técnica artesanal, tocar um instrumento musical, um idioma, etc. Qualquer tipo de aprendizado contribui para o enriquecimento das suas futuras ideias.

fio de malha mostarda 100% poliéster mostarda loja VANESSA FERNANDES CROCHE, Forma de Silicone  – Trufa Coração loja Formas para Chocolates, Kit de malhas para boneca loja Bonecas da Vivi

4. Busque novas experiências, mesmo em casa

Uma dica para aumentar estimular a criatividade é buscar formas de sair da zona de conforto para ter novas experiências. Essa dica vale tanto para testar ideias novas quanto para experimentar formas diferentes de trabalhar em casa.

Uma empresa que aplicou essa estratégia foi a Google. Essa empresa vende criatividade e inovação através de seus produtos e serviços. Mas isso não quer dizer que seus colaboradores sejam 100% criativos. Para contornar o problema, o Google criou um conceito de tempo 80/20.

Com ele, os engenheiros podem usar 20% do tempo de trabalho para fazer o que gostam e 80% para atividades específicas voltadas à empresa. Os resultados foram tão positivos que a ideia foi replicada em outras gigantes da tecnologia, como Apple e LinkedIn.

5. Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras

Quais são as pessoas e marcas que você mais admira na sua área de atuação? Procure por elas nas redes sociais e acompanhe o trabalho delas. Buscar referências para criar ideias também é uma forma de aprendizado.

Fazer benchmarking é importante, mas também vale acompanhar o trabalho de pessoas ou marcas que não estejam relacionadas ao seu negócio para se inspirar. A multidisciplinaridade é um dos ingredientes básicos da criatividade.

aplicador de pérolas e caixa organizadora loja Levolpe, apostila digital Circo Rosa loja Dri’s Ateliê, Botões flores madeira loja Patch Familia Meira

6. Desengavete aquele projeto que você estava adiando

Desenhe, planeje os passos necessários para colocá-lo em prática e se possível, comece a executar seu projeto, ainda que seja pouco. Tirar uma ideia do papel e dar os primeiros passos podem te motivar e te ajudar a permanecer criativo.

Veja também:

+ 5 Dicas de produtos artesanais para vender na quarentena

+ Festa na quarentena: confira inspirações para você criar produtos vendedores!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.