Você já planejou como irá divulgar seus produtos no Instagram de sua loja para a Black Friday deste ano? Para te ajudar, separamos sete dicas para fazer com que a sua rede social esteja 100% pronta para essa data. Assim, vai ser mais fácil alcançar mais clientes e aproveitar as ofertas desse dia para fechar negócios incríveis.
6 dicas para preparar o Instagram da sua loja para a Black Friday
1. Planeje uma campanha no Instagram para a Black Friday
Isto inclui o lançamento de ofertas e descontos exclusivos de produtos e serviços. Mas é claro que o trabalho não para por aí. Você também precisa considerar outros aspectos relativos à identidade de sua loja e o que ela oferece. Assim sendo:
- Utilize cores, imagens e frases para chamar a atenção do cliente;
- Aproveite a ferramenta dos stories e para divulgar informações, promoções e descontos da data;
- Crie um logo específico para o evento e priorize postagens que guiem o cliente.
2. Gatilhos mentais e chamadas para a ação
O Instagram na Black Friday precisa ter um apelo um pouco maior para o seu público. E é aí que entram esses dois recursos, que podem ser poderosos aliados para aumentar as suas vendas. Uma excelente forma de garantir a eficiência de ambos é adotando algumas estratégias:
- Mantenha a expectativa do público-alvo com enquetes e spoilers de produtos e/ou serviços;
- Utilize gatilhos de escassez de produtos para que haja maior engajamento de compras;
- Trabalhe também com fatores como urgência, novidades e respostas a problemas.
3. Trabalhe com estratégias de marketing digital
Saber como chegar até seu público-alvo, se comunicar com ele oferecendo exatamente o que procura e convencê-lo que seus produtos e serviços são os melhores é um desafio. Por isto o marketing digital fará uma grande diferença, na medida em que você contar com recursos como:
- Criação de postagens focadas em esclarecer dúvidas e trazer informações relevantes;
- Construção de narrativas que mostre os bastidores de sua empresa, produtos e serviços;
- Utilização de informações em imagens, texto, áudio e vídeo;
- Criação de conteúdos otimizados, com design limpo e informações rápidas e eficientes.
+ Veja também: Como gravar um vídeo-arte com o celular
4. Informação no Instagram é tudo para bons resultados na data
É claro que mesmo trabalhando com promoções e descontos, sua loja terá termos e condições específicas para a data. Dessa forma, é super importante manter o cliente informado de fatores como por exemplo:
- Prazos para a entrega dos produtos;
- Prazo das promoções;
- Como funciona o suporte da loja em caso de devolução.
5. O apelo pessoal do Instagram na Black Friday faz toda a diferença
Sim, o Instagram é, acima de tudo, uma rede social visual. Logo você precisa garantir que seus posts e stories ofereçam o melhor em termos estéticos. Para fazer isso com sucesso, siga essas dicas:
- Produza fotos de produtos com desconto, utilizando fundos adequados e apelo visual;
- Aproveite os filtros e os recursos do Instagram para dar ainda mais destaque aos posts;
- Crie vídeos divulgando seus produtos, incluindo pessoas as utilizando;
+ Veja também: Como criar um styling incrível para a fotos de seus produtos
6. Que tal uma mãozinha de influenciadores digitais?
Por último, mas não menos importante, este passo também fará toda a diferença para o seu Instagram durante a Black Friday. Um influencer pode ser ótimo para aumentar o engajamento de sua rede social e proporcionar mais vendas. E para fazer isto, pense no seguinte:
- Realize uma parceria com alguém que represente os ideais de sua marca;
- Certifique-se de que o influenciador digital vai ajudar a cumprir seus objetivos;
- Lembre-se de que você não precisa contratar um influencer caro ou super famoso;
- Pense em como trabalhar com pessoas e temáticas específicas relativas a sua empresa.
+ Veja também: Marketing de Influenciadores: 7 dicas para fazer parcerias de sucesso
Aproveite para se organizar e planejar a campanha de Black Friday para a sua loja desde já. Depois coloque o seu plano em prática e aproveite tudo o que o Instagram pode fazer pelo seu negócio.