Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | 6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo: conheça a Becky Joias

6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo: conheça a Becky Joias

Em outubro selecionamos a 6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo. Rebeca Mezzacappa, criativa por trás da Becky Joias foi a selecionada entre centenas de lojas inscritas. Quer saber o que a trouxe até aqui? É hora de conhecer um pouco mais de sua história! Confira o depoimento da lojista.

6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo
6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo: a Becky Joias é formada pela bióloga Rebeca e sua mãe, Sonia

6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo: é hora de conhecer a Becky Joias

Meu nome é Rebeca, sou bióloga de formação, e especialista em gestão ambiental. Moro em São José dos Campos, interior de São Paulo. Sou apaixonada por natureza, e tudo o que ela representa! Sou também neta e bisneta de ourives, e cresci ouvindo da minha mãe, Sônia, histórias sobre as joias que o pai dela produzia manualmente com todo o cuidado e perfeição. Uma pulseira produzida por ele, em ouro com berloques, em especial, foi o que me motivou a aprender a fazer jóias também.

O incentivo à criação vem desde o berço

Venho de uma família que tem muito dom para atividades manuais. Por minha mãe ser terapeuta ocupacional, ela sempre nos incentivou a desenvolver este lado de coordenação motora fina. Desde criança, e devido a todo o incentivo, eu sempre tive muita facilidade para este tipo de trabalho manual.

Há quase 3 anos, recém formada, e com bastante dificuldade para conseguir um emprego formal, eu comentei com minha mãe que gostaria de aprender a fazer jóias. Ela embarcou nessa comigo! Comecei fazendo um curso de biojoias, onde aprendi a fazer anéis e pingentes de madeira. Depois, eu e ela fizemos algumas aulas de joalheria artesanal, e começamos a anunciar para amigos e conhecidos as peças que estávamos produzindo. Precisávamos de um nome para a marca, e tinha que ser alguma coisa que tivesse um significado para nós duas. Resolvemos usar o meu apelido desde a infância, e foi assim que nasceu a Becky Joias.

 

Conforme fomos recebendo retorno financeiro da venda das nossas peças, nós reformamos nossa edícula, compramos uma bancada de ourivesaria e várias ferramentas, e montamos nosso ateliê no quintal de casa.

A matéria-prima vem de onde menos se espera

Cada peça que produzimos carrega consigo um pouquinho de história. Depois que fiz o curso de biojoias, eu precisava de matéria prima para produzir meus anéis. Encontrei em casa uns restos de rodapé de imbuia, e algumas toras de peroba rosa que um dia foram os pés de uma bancada que meu pai uma vez precisou desmontar. E amigos meus também me “presenteavam” com alguns restos de madeiras que encontravam em diversos lugares. 

“O gostoso de trabalhar com a madeira, é que cada espécie tem uma peculiaridade. A imbuia, por exemplo, é uma madeira de coloração bem escura e é deliciosamente perfumada!”

O colar de… resto de tábua de carne!

Tenho uma história engraçada sobre esses restos de madeira que eu ganhava: minha tia me deu uma tábua de carne feita de bambu, que estava bem riscada de faca, e rachada ao meio, devido ao uso intenso. E me perguntou se teria alguma utilidade. Sempre tem! Um dia eu estava sentada no ateliê olhando para aquela tábua quase toda desmontada, quando resolvi separar as ripas de bambu e passar na lixadeira para tirar as marcas de faca. aquele bambu sujo foi dando espaço a um material tão bonito, que eu achei que ficaria lindo se fosse transformado em um pingente. Peguei uma corrente de prata, e coloquei um triângulo de “resto de tábua de carne” no meio, e assim criei um dos meus colares que fez mais sucesso! 

A tia Magda e o colar de resto de tábua de carne!
Do lixo ao luxo

A minha prata é comprada de uma empresa de descaracterização e reciclagem de equipamentos de telecomunicações e eletroeletrônicos. A prata normalmente é extraída da natureza, e é utilizada para diversos fins. Alguns equipamentos de torres de celular e telefonia recebem um banho de prata para melhorar a condução de sinal. Quando estes equipamentos quebram e são destinados para a reciclagem, eles recebem um tratamento para a extração da prata, que é tão pura quanto a prata natural. Portanto, até a nossa prata é reciclada!

A prata utilizada pela Rebeca é extraída de resíduos eletrônicos
A 6ª finalista do Prêmio Elo7 Criativo

Foi muito legal receber o e-mail de que fomos escolhidas como uma das 7 lojas fora de série. É muito prazeroso ver o nosso trabalho sendo reconhecido e poder mostrar pra tanta gente o que nós produzimos com tanto carinho, pensando em aumentar a auto estima das nossas clientes e, principalmente, cuidando do meio ambiente. Acredito que foi este, inclusive, o diferencial que levou a nossa marca a ser escolhida como uma das finalistas para o prêmio.

Eu e minha mãe estamos muito ansiosas para o dia do evento! Claro que queremos muito estar entre as 3 lojas que serão premiadas, mas já estamos muito felizes de poder participar do evento e conhecer outras pessoas que fazem produtos fora de série com tanto carinho, assim como nós! 

E só podemos desejar muita sorte à Rebeca, sua mãe Sonia e à Becky Joias!

Quer conhecer as outras lojas finalistas? Confira aqui!

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta