Você sabia que o número de bebês de 0 a 3 anos de idade é de mais de 8 milhões? A cada hora no Brasil, nascem 321 crianças, o que representa 5,36 nascidas por minuto. Deste número, mais de 51% delas são do sexo masculino*. Esses dados reforçam a demanda crescente de produtos e oportunidades no cenário infantil.
De olho nessa estatística, resolvemos dar um giro na segunda edição da feira Criança Bebê Maternidade Expo (CBME) que aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto. Aproveitamos a visita para assistir a palestra do Luis Taniguchi, da Tarks Soluções em Varejo, que apresentou o tema “Situação e Tendências do Varejo Infantil no Brasil”.
A inspiração foi tamanha, que decidimos trazer para a realidade e-commerce dos nossos lojistas fora de série, algumas dicas de como ter sucesso nesse mercado. Antenas ligadas para as dicas!
1 – Construa a imagem da sua marca: crie álbuns de produtos de acordo com o perfil de consumidores, segundo o estilo de vida, por exemplo. Comece a pensar nas necessidades, disponibilizar produtos que precisam. No caso das mamães, atente-se ao estilo de cada uma: se gostarem de uma linha mais clássica, nada mais adequado que criar um álbum de produtos mais clean e sofisticado!
Uniformidade é a chave
Loja Da Lú Artes
Se outras gostam de rock and roll, a curadoria deve seguir este estilo para produtos específicos como uma linha de bodies com este tema ou uma série de produtos diferentes, com a mesma temática.
Porta maternidade rock!, Body Rolling Stones, Paninho de ombro personalizado All Star
2 – Desperte o desejo: gerar a necessidade ou despertá-la nas mamães de primeira viagem é algo essencial! Aproveite esse amor ao filhote que está chegando para oferecer um leque de produtos fora de série. Não esqueça de caprichar no atendimento, demonstrando o cuidado que você tem com os seus clientes.
Aromatizador personalizado 30ml, Lembrancinha Maternidade – Pote com rolha, Caixa acrílica com detalhe de coroa, Toalha de mão Piquet Luxo
3 – Ofereça o todo: pensar em produtos desde o planejamento da gravidez até os 3 anos de idade do pequeno ou mais é uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Imagine uma mamãe que já sabe o sexo do bebê! Ela provavelmente já começará a pensar na decoração do quarto. Que tal oferecer acessórios decorativos, trocadores, nichos, bichinhos para enfeitar e, no futuro, para a criança brincar?
Sapatinho de tricô para bebê, Kit body selva personalizado, Kit manta em piquê, Mãe e filha chiclete
4 – Foco na síntese e não na quantidade: muita informação gera dúvidas. Oferecer uma vasta gama de produtos com diferentes cores pode deixar o cliente confuso. Busque investir naquele produto que gira mais. Produtos excepcionais que costumam ter boa procura devem ter um estoque maior e aqueles com pouca saída, devem ter um estoque reduzido.
5 – Antecipe as tendências: busque sempre buscar informações sobre as tendências e use-as a favor do seu negócio. Pesquise e observe sempre o que pode ser ofertado para atrair os olhares e mostrar que sua loja está antenada. Que tal oferecer as cores ou temas da tendência?
Conjunto corujinha, Copinho personalizado com doces, Kit touca e sapatinho
6 – Aproveitar as oportunidades, porém com cautela: buscar evoluir no negócio é fundamental. Aprimorar técnicas com cursos ou aprender novas, buscar informações de empreendedorismo que ajudarão a traçar plano de negócios é sem dúvidas, atrair oportunidades para o crescimento da sua loja, mas acima de tudo, é preciso filtrar as informações recebidas e dar um passo de cada vez. Afinal, cada degrau é uma etapa importante para que você alcance o seu objetivo ou o supere.
7 – Revise o plano de vendas: o consumidor está comprando oportunidades. Intensificar o seu plano de campanha aproveitando datas comemorativas, sazonalidades e oportunidades de mercado são fundamentais para o crescimento das vendas.
Existem dois motivos importantes para você revisão seu plano:
– Maior frequência de ações: traz tráfego para a sua loja. Se a sua loja oferece opções, automaticamente a procura aumenta.
– Atrair com novos produtos: maior número de produtos atrai novas vendas. Se a cada semana você inclui um produto em sua loja, o consumidor irá perceber essa oferta e ficará atento às novidades, em busca de próximas compras.
Podemos ajudar a sua loja com informações preciosas nesse guia do vendedor.
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Imagem em destaque: Mammy Fashion
*Fontes: Euromonitor, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Latin Panel, E-tail Report e Shopper Experience.