Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 7 dicas para dar um up na vida e no negócio em 2015

7 dicas para dar um up na vida e no negócio em 2015

Treppe Erster

Mais um ano chega ao fim e com ele começa aquela onda de criar novos projetos. Então, eu e minha equipe pensamos: por que não colocar no papel 7 dicas que unissem o pessoal e o profissional para ajudar de fato quem trabalha diretamente com arte e artesanato?

Quando eu penso nisso me vem vários pontos supercríticos, um deles é que ao fim de um ano tem um monte de gente que continua na mesma, com fotos ruins de produtos, com preços lá embaixo fazendo do nosso mercado algo demasiadamente desvalorizado, e o pior, um monte de gente com estes erros e reclamando que o mercado está fraco e que não está vendo resultados… Aí fica difícil!

Mas de qualquer forma eu posso afirmar que uma das minhas metas deste ano, que foi a de fazer as aulas gratuitas e focar ao máximo no tema “valorização e comportamento”, eu consegui! E vou continuar me esforçando porque está surtindo muitos efeitos positivos. Para isso listei quase que um passo a passo com 7 pontos que podem ajudá-las. Vamos lá!

1- Identificação.

Está na hora de parar e ver realmente o que você faz com gosto e quer se dedicar para poder focar e se especializar. Essa história de “eu faço de tudo um pouco” é para quem não quer se profissionalizar e quer ficar fazendo de picadinho. Ok, sabemos que existe essa fatia, mas quem quer mesmo viver bem com a sua arte precisa de ter o nicho a se especializar.

2- Estudo de mercado.

Após escolher realmente onde você vai investir o seu tempo, será hora de sair da caixinha – vulgo, o nosso mundinho -, e saber o que acontece no mundo. Para isso a internet te ajuda perfeitamente, temos aí várias ferramentas de busca que vão te mostrar em que nível de beleza, profissionalismo, estilo de fotos, montagem de linhas e fase de estilo ou até mesmo o que está em alta, dentro do ramo que você escolheu. Seja crítica, analise o que não é legal e já descarte, pois o início de todo mundo parece muito igual. Seja uma pessoa atual, não cometa os mesmos erros e pule essa fase!

3- Auto avaliação.

Ih… Essa fase é bem crítica! É preciso agora se despir dos medos e arrogância e analisar em que estágio o seu trabalho e você estão. Eu digo trabalho pensando em algo geral, modo de produzir, tudo que envolve este tempo, o grau de profissionalismo, a qualidade dos produtos, se existe algo melhor a ser usado, se existe um projeto de trabalho e em que pé está. Como estão as fotos dos produtos que você posta? E quando falo de você, pergunto sobre a sua paciência com as respostas, a sua disposição, a sua aparência, sua apresentação em cartões, site ou fanpage… você terá bastante coisas a pensar.

4- Metas e sonhos.

Esta hora é a hora de analisar aonde você quer chegar, mas não esqueça que este caminho é trilhado pedra a pedra. Não se deseja ter algo que o caminho é totalmente desconhecido, então estude sobre o que você quer alcançar. Faça planos cabíveis dentro do seu tempo e orçamento, e se for além, pense em soluções para conseguir isso, se a resposta for positiva, anote e faça virar uma meta! Procure conversar mais sobre estes sonhos, procure pessoas que já alcançaram, elas vão te ajudar e com a soma de pequenas dicas e respostas o projeto fica mais forte.

5- Projeto.

Essa etapa é uma das mais gostosas, agora que a meta está lançada, é preciso descrever o caminho. Na Revista Artesanal nº 4 eu descrevi as etapas de um projeto da área da saboaria, mas para todas as áreas acredito que acaba sendo da mesma forma (convido vocês para lerem esta matéria que está bem completa). O projeto consiste em pôr no papel a elaboração de um produto ou, melhor ainda, se for uma pequena linha de produtos com seus por quês de existir, pesquisa de cor, estilo, utilização e todas as casualidades necessárias também para nos empolgarmos a fazer este início de ano dar certo.

Acredite, o caminho para o sucesso de um trabalho manual acontece ou por muita sorte e devaneios ocasionais ou por um bom projeto bem feito. Eu sei que misturar sonhos e razão é um pouco estranho, mas para nós que vamos ser os nossos próprios patrões é preciso fazer tudo muito direito. Vamos ter que fazer os dois papéis sempre!

6- Acreditar em você.

Com todo este caminho pela frente e um monte de vontades o que não pode aparecer é a insegurança. Nessa hora eu brinco que estamos com tudo nas mãos e o que temos de respaldo é a nossa força de vontade. Pois é! Eu te digo que isso é tudo e se tem amor nessa história, aí tudo melhora. Eu já passei várias vezes por esta situação, sou um cara que vivo de sonhos e se não tiver uma meta, e das boas, eu não animo! Amo poder acordar e saber que quem vai fazer acontecer sou eu! E se queremos então beneficiar a vida de outros, aí então a responsabilidade aumenta e tudo fica mais forte. Quem quer e é do bem tudo pode!

7- Persistência.

Essa não pode faltar, pois quando comecei não tinha como voltar para casa, me faltava até para a condução e eu fui! No início saímos e nem sempre conseguimos todos os sim’s, mas o que seria do sim sem os nãos? Crescemos com a caminhada, não ficando parados esperando que tudo caia nas mãos. Então, naquele dia que não deu totalmente certo eu digo: volte pro seu canto, analise o que se pode melhorar, veja os pontos do produto e os seus como pessoa a frente do seu trabalho e se prepare para um novo dia. Lembre-se que atualizar conceitos, analisar o que temos como referências perfeitas, se valorizar mais a cada dia e nunca desistir é o que nos faz crescer. Eu vivo em uma eterna busca por melhorias, fico indignado quando vejo pessoas em sites de venda pegando o seu próprio trabalho e desvalorizando.

Tenha força de vontade, foco, metas e muita persistência, hoje pode ter sido médio, amanhã melhor, mas o dia vai de acordo com o seu ritmo e qualidade desejada.

Eu amo o que faço e o meu maior desejo é ver o maior número possível de pessoas se realizando e sendo valorizadas como eu sou! Divido o que eu puder e tiver, estou aqui escrevendo e tentando usar tudo que aprendi nesse tempo de trabalho, que hoje chega há quase 15 anos para somar de alguma forma na vida de vocês e assim ver vocês felizes como sou.

Desejo para vocês tudo de bom que sinto, vivo e presencio. Este é o meu melhor presente para vocês!

Com todo amor que tenho,
Peter Paiva
Designer de sonhos

Um leonino singular, um designer de sonhos. Artesão por vocação, artista por paixão, professor e apresentador de TV, tem um programa exclusivo na Rede Aparecida "Tudo Artesanal" e está diariamente no "Tudo Simples", do canal Bem Simples. Adora repassar o conhecimento que adquiriu em suas experiências internacionais e mostrar sua visão positiva e engajada sobre o artesanato. Acesse.

Veja mais posts deste autor.