Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 7 dicas para fotografar produtos difíceis

7 dicas para fotografar produtos difíceis

foto-tecnisaa

Fotografia não é uma ciência exata, mas há seus truques e macetes para que a imagem de um produto transmita sua verdadeira essência.

Se fotografar objetos pequenos não é tarefa fácil, imagine então fotografar uma manta, colcha, tapete, ou espelho? Alguns produtos são grandes demais e não se encaixam bem naquele retângulo destinado à imagem, outros podem refletir objetos indesejados.

Quer boas dicas para evitar erros ao fotografar produtos grandes ou espelhados para sua loja? Então vem com a gente!

1.       Reconsidere a necessidade de fotografar o produto inteiro.

Pode parecer estranho, mas será realmente necessário fotografar aquela colcha king size in-tei-ri-nha para que seu cliente tenha noção do tamanho dela?

foto-ateliepintaeborda
Ateliê Pinta e Borda

2.       Crie uma escala.

Essa dica complementa a nº1 e a nº5. Quando não se pode tirar a foto do produto por inteiro, é sempre válido criar uma escala para se ter uma noção do real tamanho da peça. A escala pode ser feita contextualizando o produto com objetos que sejam fáceis de se identificar o tamanho (por exemplo uma moeda ou uma garrafa). Fotos de detalhes ou em perspectiva podem ajudar nessa missão.

3.       Valorize os detalhes.

Fotografar um produto por inteiro tem suas vantagens e desvantagens, há noção do real tamanho do produto,  porém se compromete a visualização dos detalhes, acabamentos, texturas. Portanto, abuse das 5 imagens que se pode cadastrar por produto.

foto-ateliedobebebybaby
Ateliê do Bebê

4.       Muito cuidado com o fundo (background).

Se você tiver condições de tirar fotos de um produto grande, provavelmente aparecerão elementos na imagem que não deveriam/poderiam estar lá. Nesse caso, teste algumas fotos e veja o que está “sobrando”. A exemplo da colcha (gostamos desse exemplo!): vai tirar a foto deste produto na cama? Veja se a parte do quarto que aparecerá na imagem está em ordem.

foto-bananacazza
Banana Cazza

 5.       Contextualização pode ser a solução.

Somos fãs de fotos contextualizadas, como já falamos aqui. Nada melhor que tirar fotos de uma toalha de mesa em uma… mesa! Alguns produtos pedem essa contextualização, principalmente objetos como toalhas de mesa, lençóis, colchas etc.

foto-fiadoderoda
Fiado de Roda

6.       Fotografando vidros ou produtos espelhados.

Fotografar um espelho pode ser mais simples do que se imagina! A imagem não fica harmônica com o fotógrafo sendo refletido no produto. Que tal virar o espelho para uma parede lisa, um fundo natural ou ainda para a madeira? Além disso, é necessário prestar atenção no ângulo da fotografia, para que você não apareça na imagem. Fique à diagonal, e evite ficar bem de frente ao produto a ser clicado.

foto-crismosaicos
Cris Mosaico

7.       Utilize a ferramenta a seu favor.

Utilize a descrição, bem como os campos de preenchimento de tamanho (comprimento x altura x largura) e peso. O que venderá seu produto é a foto caprichada, mas a descrição e os detalhes técnicos – se explorados corretamente -, certamente colaborarão para o sucesso da venda!

 Você tem alguma dica para fotografia de produtos? Compartilhe com a gente nos comentários! =D

Imagens de abertura: berço da Valentina Rosemberg e edredom via Pinterest

 

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. Muito obrigada,adorei as dicas.

  2. Ah, que linda foto da Banana Cazza!!! #feliz

  3. Ao ver o título da matéria me interessei logo pelo assunto. O meu problema com as fotos são porque os meus produtos são grandes. São as toalhas e os tete-a-tetes. Mas ler a matéria me surpreendi com a minha toalha sendo modelo de boa imagem. Estou super gratificada. Obrigada Cris. As outras fotos e comentários também foram muito úteis para mim.
    Obrigada
    Celeste/ateliepintaeborda

  4. Ótimo!! Gostaria de um post sobre fotografia de bijuterias se possível, peças pequenas..

  5. Cristiane Pires

    Muito bom! Este assunto é importantíssimo! Também gostaria de dicas para fotografar e valorizar peças pequenas!
    Obrigada.
    Cris

  6. Parabéns e obrigada pelas dicas. Eu só gostaria de saber qual melhor câmera fotográfica vc poderia me indicar?

    • Cris Oliveira

      Oi Cassiana!

      A Cybershot da Sony é uma câmera compacta e bem honesta, as fotos ficam muito boas. Eu gosto muito da Canon, em especial da Rebel T3, uma semi profissional com ótimo custo/benefício. Bjs!

  7. Rosalia Prado

    Feliz demais em ver que acertei neste ponto tão difícil: fotografar minhas peças grandes.Já tinha pedido dicas sobre como fotografar tapetes (coisa que acho muito difícil!).Quando vejo uma foto minha, usada como exemplo no post que esperei tanto,fico mais tranquila.Estou no caminho certo!
    Rosalia Prado – Fiado de Roda

  8. Oi

    Qual programa para edição de foto que vocês indicam?

    • Cris Oliveira

      Olá! Entre os programas gratuitos, o Picasa e o Photoscape atendem bem. Gosto particularmente do Picasa, pois você consegue acertar luminosidade e sombra de uma forma fácil e que não comprometa muito a imagem. =D

  9. Oi Cris! Amei a reportagem! Muito lindas as fotos também! Obrigada! Bjs
    Regina
    O Girassol Laranja

  10. evanil souza sandes cruz

    Gostei das informações. Fotos maravilhosas!