Home | Negócio Criativo | 7 Dicas para tirar fotos profissionais com câmera ou celular

7 Dicas para tirar fotos profissionais com câmera ou celular

As fotos em uma loja online são como um produto na vitrine em uma loja física. Ambas tem grande influência no momento de compra do consumidor. Diante disso, se você possui uma loja online precisa caprichar ao fotografar de seus produtos, já que seu cliente não poderá provar ou tocar em alguma peça, confiando apenas na imagem que você apresenta a ele.

Algumas pessoas acreditam que precisam de equipamento profissionais para tirar fotos incríveis. Nesse post vou compartilhar 7 dicas para tirar fotos profissionais com uma câmera ou celular. Vem ver!

7 Dicas para tirar fotos profissionais com câmera ou celular

loja: Creative Atelier Handmade

1. Limpe a lente

Se você anda tirando fotos muito borradas ou desfocadas, a solução pode ser simplesmente limpar a lente da câmera. Além de produzir artefatos da imagem, a sujeira na lente também pode desorientar os sensores da câmera ou celular, que não conseguirão focar ou expor adequadamente as cenas que você quer fotografar.

2. Evite dar zoom

Evite o zoom sempre que possível. Isso porque, quando dá zoom nesses casos, você está simplesmente “recortando” um pedaço da imagem completa. Isso faz com que a qualidade da imagem fique um pouco menor.

3. O fundo das fotos também é importante

Quando você for fotografar uma pessoa ou objeto, tenha em mente o que há em volta dele. Escolher um fundo interessante pode complementar bem a imagem, e pode dar mais destaque ao seu produto. Nós fizemos um post com várias ideias criativas e econômicas de fundos para fotos de produtos para encantar ainda mais seus clientes por meio de suas fotos, confira aqui.

loja: Creative Atelier Handmade

4. Em locais fechados, fique perto de janelas

Locais fechados têm muito menos luz do que locais abertos. Por causa disso, o celular normalmente se configura para tirar fotos em locais fechados com tempo de exposição maior e ISO mais alto. Os dois efeitos disso são que a foto pode sair borrada ou com artefatos. Aproximar-se de uma janela da qual entra mais luz pode resolver esses problemas.

5. Acerte a exposição das fotos no celular

A maioria dos aplicativos de câmera para celular tem um ajuste de exposição que funciona assim: quando você seleciona um ponto na tela, a câmera se ajusta para iluminar adequadamente aquele ponto. Faça o teste: pegue a câmera do seu celular e selecione uma área escura da imagem que você verá que a imagem toda fica mais clara para iluminar aquele pedaço. Por outro lado, se você selecionar uma área clara, a imagem toda escurecerá para se adequar àquele ponto.

6. Utilize uma iluminação mais difusa

Jogar um monte de luz para iluminar um produto pode não ser a melhor maneira de fotografá-la. O flash, por exemplo: se por um lado, ilumina o objeto, por outro, também cria sombras duras dele. Sempre que possível, prefira iluminar a pessoa ou objeto de maneira indireta. Um acessório que pode te ajudar a iluminar ambiente com a luz difusa é o Softbox. Este é um equipamento muito utilizado por profissionais da fotografia pois você consegue iluminar o objeto de forma suave e eliminar sombras, deixando a foto mais profissional. Aprenda como criar um em casa no vídeo abaixo.

7. Teste um aplicativo de câmera diferente

O brilho, contraste, nitidez e enquadramento são detalhes que fazem toda a diferença em uma foto! Para ajustar a luz e outros detalhes na sua foto você sempre pode experimentar usar aplicativos de edição e fazer ajustes direto no seu celular. O VSCO, para Android iOS, é um bem popular, e também vale a pena testar. Caso tire fotos com uma câmera, você pode editar suas fotos utilizando ferramentas online como o Fotor e Picasa.

Confira mais dicas que a gerente de Comunidade do Elo7, Nathália Raggi, e a criativa Diany Novelli da loja Creative Atelier Handmade compartilharam para te ajudar a tirar fotos incríveis, confira aqui.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.