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7 Ideias para reencontrar o seu diferencial

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Por Karine Drumond do Negócio de Mulher

Quem trabalha com o que ama, já tem meio caminho andado para o sucesso. A outra parte deste caminho é construída quando a gente gera valor para outras pessoas, ou seja, quando a gente cria um negócio que interessa, entusiasma, ajuda ou melhora a vida de outras pessoas. Fazer o que ama + criar algo de valor para o outro são alguns dos fatores mais importantes da equação de um negócio criativo.

Mas e quando parece que o que você tem para oferecer está mergulhado em um mar de coisas parecidas, sem diferencial? Como superar as ofertas similares e criar algo único, com a tal sonhada “vantagem competitiva” e conquistar o coração do seu público?

Pra quem acha que este papo de marca e diferenciação vale só para grandes empresas, vai ficar surpresa com a quantidade de ideias úteis e importantes para estes conhecimentos podem agregar na nossa vida, não só nos negócios.

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Preparada para colocar a sua marca em cheque?

1. Comece entendendo quais são seus pontos fortes? Quais são as suas habilidades mais naturais? O que você faz bem ou melhor do que ninguém? Qual atividade você tem mais facilidade de aprender? Tente lembrar dos pontos auges da sua carreira. O que você estava fazendo nos momentos auges? Como você pode usar esta habilidade no seu trabalho atual para se destacar? Ex.: comunicação, escrever, escutar os outros, lidar com pessoas, facilidade com números, etc.

2. Propósito. Por que você decidiu trabalhar com o que você faz hoje? O que a motivou a começar? O que te dá energia? No que você acredita? Como você acredita que o seu trabalho pode ajudar os outros ou agregar algum valor na vida das pessoas? Comunique esta sua motivação e seu valores ao mundo, na sua comunicação, nas redes sociais. Conte sua história. As pessoas se identificam com os valores e crenças das outras pessoas.

3. Foco. Seja muito boa em alguma coisa. Não tente ser tudo para todos. Qual a sua habilidade principal? Escolha uma técnica para se destacar. Escolha um produto para começar ou foque em um serviço específico. Que tal focar em um nicho de mercado? Ex.: “Pessoas que amam animais de estimação” ou “Jovens que amam tecnologia”, etc. Começar a focar irá te ajudar a se destacar para aquele segmento, sem contar que ao focar você poderá economizar em marketing e esforço de vendas.

4. Diferencie-se pelo conhecimento. Estude tudo sobre um determinado nicho, seja expert do assunto. Crie um blog ou compartilhe seu conhecimento nas redes sociais. O conhecimento dá segurança, a paixão dá brilho no olhar.

5. Reconecte-se com seus clientes. Ainda não sabe qual o seu diferencial? Converse com alguns consumidores, peça feedbacks sinceros. Descubra como as outras pessoas enxergam você, a que palavras elas associam você ou seu negócio? Está alinhado com o que você deseja? Como você pode melhorar a sua oferta?

6. Recolha depoimentos. Pare de falar de como o seu projeto é legal e comece a mostrar os resultados. Como ele ajuda as pessoas, como ele gera valor, encanta… ou como ele se diferencia. Você consegue criar pequenos videos para contar estas histórias? Divulgue os depoimentos, fotos e histórias dos seus clientes.

7. Inicie alguma coisa. Se você ou seu negócio parecem estar mergulhados em um mar de mesmice, inicie alguma coisa nova. Nada como a novidade para re-calibrar a energia e motivação. Não precisa de muito ou reinventar a roda. Crie um evento, faça uma palestra, Inicie um movimento, crie um ebook gratuito, crie uma linha nova de produtos…

Talvez você não tenha um único diferencial, mas talvez uma combinação de fatores. Por exemplo, você pode ter um foco bem definido de público-alvo + uma forma de comunicação especial. Ou talvez, seu ponto forte seja uma combinação de uma habilidade pessoal + domínio de uma técnica + fortes parcerias.

Já pensou em qual seria sua combinação única?

E você, o que tem feito para gerar valor para sua marca? Que ações ou atitudes tem dado mais certo? Conta pra gente! Vamos continuar a conversa nos comentários :)

Imagens: chaveiro Débora Costa e letras Donna Flor

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

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